Notícias
PB comemora Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com debates sobre atuação das mulheres no desenvolvimento científico
A Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEC&T) promove o webinário Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Pesquisadoras da Paraíba e de outros estados irão relatar as experiências no fazer ciência e, a partir disso, evidenciar as dificuldades encontradas na trajetória, relacionadas à condição de ser mulher.
O webinário será nas quintas e sextas-feiras, dias 11 e 12; 18 e 19 de fevereiro 2021, sempre às 15h, com acesso livre pelo: www.youtube.com/FapesqPB.
Os principais temas abordados serão a condição da mulher como cientista; a atuação das mulheres em áreas onde a predominância é masculina; a importância das políticas públicas específicas de apoio à atividade das mulheres na ciência; os espaços a serem ocupados por mulheres e a relevância das referências de líderes mulheres para inspiração de novas gerações de cientistas, entre outros.
Os participantes poderão debater com as palestrantes através do chat e terão certificado ao final do webinário. O evento é realizado pela SEC&T com o apoio institucional da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).
Programação:
Dia 11: Como é ser uma cientista
Thaís Gaudencio - Professora Doutora na UFPB com experiência na área de Bioinformática, Inteligência Artificial e suas aplicações.
Dia 12: Tema: As mulheres na robótica
Cintia Aihara - Coordenadora Nacional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica)
Dia 18: Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação
Tanara Lauschner - Professora Doutora da UFAM, membro do Comitê Diretor do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e co-Fundadora do Movimento Cunhantã Digital (AM) que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para as áreas de TI.
Dia 19: Contribuição das mulheres na Ciência
Debora Peres - Professora Doutora da UFSC, com experiência na área de Física, (Física Nuclear e de Hádrons). Dedica-se ativamente à divulgação científica e é responsável por um Canal no Youtube chamado Mulheres na Ciência.