Notícias

Vem aí o Pod C+, novo podcast da Fapesq que vai disseminar e popularizar o Fazer Ciência na Paraíba

publicado: 30/05/2023 15h11, última modificação: 30/05/2023 15h11
Site - lançamento.jpeg

É fácil para você entender a ciência? São anos e anos de pesquisa para se chegar a um resultado. Toda essa dedicação nem sempre é do conhecimento público. Pensando nisso o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Rangel Junior, lança nesta quarta-feira (31), um novo projeto que pretende ser mais um canal de comunicação entre o Saber, a comunidade científica e a sociedade. O podcast Pod C+ vai ser um disseminador do conhecimento científico paraibano. O programa será exibido todas as quartas-feiras, às 19h, no canal Youtube da Fapesq (FapesqPB), e também nos canais da Universidade Estadual da Paraíba (Rede UEPB) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundacaopaqtcpb).

Serão convidados pesquisadores e profissionais que atuam na Ciência, Tecnologia e Inovação, pessoas com experiência em gestão, dedicadas ao desenvolvimento científico do estado da Paraíba, para um bate-papo descontraído, numa linguagem simples, popular, dinâmica, onde possam num ambiente diferente falar livremente sobre sua área de atuação e conhecimento, sobre sua vida, seu cotidiano, desmistificar a ciência séria e facilitar o entendimento.

Há de modo geral na sociedade um desconhecimento sobre a ciência, como a ciência trabalha, como se dá o processo de regularização da pesquisa. Então, o podcast nasce de uma necessidade identificada há muitos anos principalmente sobre a importância de popularização da ciência, observou o presidente da Fapesq. A ideia é divulgar toda a produção científica, financiada ou não pelo governo da Paraíba, assuntos ligados à mesma área de interesse.

O novo projeto da Fapesq vem, portanto, com o objetivo de apresentar profissionais com reconhecido conhecimento científico para falar como foi o despertar para a profissão, para a atividade de pesquisa. "No Brasil, há poucas pessoas que seguem a carreira docente nas universidades dedicadas exclusivamente à pesquisa. Mais de 90% de toda a pesquisa brasileira é oriunda das universidades públicas. A grande maioria dessas pessoas é formada por docentes que também são pesquisadores", enfatizou Rangel Junior.

"O Pod C+ é o espaço para esses profissionais contarem suas histórias de vida, de carreira, suas experiências acadêmicas e científicas, narradas de forma dinâmica. Um bom canal de divulgação e popularização da ciência", observou Rangel. Esse é apenas o começo que promete longevidade. A intenção é ampliar para outras plataformas, afirmou Rangel.