Notícias
Respiradores, EPIs, aplicativos e outros produtos desevolvidos na Paraíba
Universidades se articulam para enfrentar a pandemia
Desde a chegada do vírus Covid-19 ao Brasil, as instituições públicas de ensino e pesquisa da Paraíba iniciaram o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento à epidemia. Diante das iniciativas, a SECT-PB buscou conhecer cada uma e elaborou uma relação. As ações foram empreendimentos voluntários de pesquisadores e de estudantes com a colaboração de médicos, fisioterapeutas e outras instituições, mobilizados pela urgência de suprir o setor médico com materiais, equipamentos e softwares para atendimento aos pacientes e cuidados com os profissionais envolvidos. Algumas estão em andamento, outras pararam momentaneamente por falta de insumos.
A Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia da Paraíba buscou saber como as instituições públicas de ensino e pesquisa da Paraíba estão contribuindo para o enfrentamento ao Covid-19. As ações relacionadas nessa reportagem foram iniciativas voluntárias de pesquisadores, de estudantes mobilizados pela urgência de suprir com materiais e equipamentos o arsenal de combate contra um vírus desconhecido, agressivo e letal. Entre as armas, encontram-se ainda inteligência e solidariedade. Algumas ações estão em andamento, outras tiveram que parar momentaneamente; aguardam insumos.
Foram consultados pesquisadores de cada instituição: Na Universidade Federal da Paraíba, os professores Dr. Cleverton Rodrigues Fernandes, da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) e Dr. Raoni Kulesza, do Centro de Informática; na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o professor Dr. Misael Moraes, coordenador do Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (NUTES); no Instituto Federal da Paraíba, o Diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, Maxwell Amaral; e na Universidade Federal de Campina Grande, professor Dr. Aldre Jorge Morais Barros, coordenador de Inovação e Transferência.
Para o Secretário Executivo da SECT, Rubens Freire, "esta crise deve ser momento de reflexão sobre nosso modo de vida. A crise passará mas nossas dificuldades para enfrentar outras que virão continuarão se não tomarmos as providências. É fundamental a construção de um sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação sólido e duradouro. Não podemos abrir mão disso; caso contrário, numa eventual próxima crise, estaremos mais uma vez dependendo de importar simples máscaras de papel."
UFPB
Estatística - O Laboratório de Estatística Aplicada ao Processamento de Imagens e Goeprocessamento (Leapig) realiza o Mapeamento e Tomada de Decisão sobre os casos de COVID-19 no Brasil. Investiga e disponibiliza metodologias a partir de dados oficiais e com elevado poder de acurácia que permitam modelar e prover tomada de decisão para os gestores de saúde.
Máscara de proteção facial - para os profissionais de saúde, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Fabricação Digital (Fablab). Material produzido é doado e distribuído pela SES.
Álcool em gel e glicerinado - Produzido pelo Laboratório de Sanitizantes do Departamento de Engenharia Química, para distribuição à comunidade universitária. De acordo com Aluísio Souto, pró-reitor de administração da UFPB, o álcool 70% glicerinado tem o mesmo efeito sanitizante que o álcool em gel, podendo ser instalado em qualquer borrifador, tipo spray caseiro. Mais fácil e rápido de ser fabricado.
Álcool em gel e protetor facial - Produção do Laboratório de Biotecnologia Farmacêutica por docentes com ajuda de voluntários. O material está sendo destinado para o município de João Pessoa, por intermédio da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde.
Ventilador pulmonar - Desenvolvido No Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA) em parceria com pesquisadores do Centro de Informática (CI). O equipamento está em fase inicial e os resultados obtidos até agora foram dos testes de funcionamento do sistema de ventilação. Dentre os resultados esperados, constam precisão e exatidão no monitoramento e controle da pressão, fluxo respiratório, frequência respiratória, concentração de oxigênio e umidade. O funcionamento do respirador no paciente poderá ser monitorado à distância por meio de aplicativo de celulares.
Parceria com Corpo de Bombeiros - produção de protetor facial para os bombeiros e para para profissionais das diversas áreas que atuam no enfrentamento na grande João Pessoa.
Parceria com o Lacen/PB - A UFPB emprestou equipamento (centrífuga) e treinou equipe do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB) para testes do novo coronavírus (Covid-19). São feitos 40 testes de Covid-19 por dia.
Laboratórios para teste de Covid-19 - O Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizados no Centro de Ciências Médicas (CCM) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS) respectivamente, estão sendo preparados para realizar testes do novo coronavírus. (Covid-19). Segundo Eduardo Sérgio Soares Sousa, à frente da comissão de enfrentamento ao corona UFPB, um deles poderá começar a operar na próxima quarta-feira (08/04).
Treinamento SES-PB - Soluções em Vídeo - O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), no Centro de Informática, em parceria com outras instituições de saúde e pesquisa e o Governo do Estado da Paraíba, já disponibilizou para uso a Plataforma V4H (Video for Health) que possibilita a realização de teleconsultas e outras videoconferências seguras pelo smartphone e computador. A SES já está usando o V4H para o treinamento de profissionais da saúde do Estado da Paraíba através de vídeos online. A solução também contará com um serviço de apoio psicológico para profissionais de saúde.
UEPB
As ações na UEPB estão coordenadas pelo Núcleo de Tecnologias em Saúde, o NUTES. É multidisciplinar. Possui Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) e fornece equipamentos para o Sistema Único de Saúde e atualmente atende a uma solicitação de 15 mil monitores para uso em atendimentos nos hospitais. Segundo o coordenador do NUTES, Misael Moraes, o laboratório é de ensino e pesquisa e não possui uma estrutura de produção em escala industrial. Ainda assim, os projetos são colaborativos e o NUTES forma redes de colaboração pela qual recebe ajuda.
Plataforma para o gerenciamento de leitos - Desenvolvido em parceria com a empresa 3Wings para Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) dos hospitais preparados para tratar dos casos da Covid-19.
Produção de álcool gel - a 79% INPM.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Projeto, produção e distribuição para toda a Paraíba. Os professores, pesquisadores e alunos fizeram turnos de revezamento de 24h para imprimir em impressora 3D máscaras de proteção facial para os profissionais de saúde.
Plataforma e-COVID - Sistema de armazenamento de dados e informações utilizado pelos infectologistas para acompanhar os infectados e internados nos hospitais de referência para o tratamento do Covid-19, centralizado no no Hospital de Trauma de Campina Grande.
Plataforma tecnológica - para monitorar as pessoas cujos casos suspeitos são enviados para tratamento em casa.
Matriz para produção em escala - de máscaras EPIs em impressoras 3D.O projeto em AutoCad é enviado para a rede de colaboradores e até para outros Estados.
Ventilador pulmonar - Empenho de 24 horas no desenvolvimento. O estudo de modelagem no MatLab está concluído e agora estamos implementando para termos um protótipo para ser apresentado para avaliação da Anvisa.
Atendimento psicológico para profissionais da saúde - Equipe de quase 40 profissionais de psicologia para oferecer suporte aos trabalhadores da saúde, de modo geral, que estão na linha de frente de trabalho direto com pessoas infectadas nos hospitais e outras estruturas.
O Protolab 3D - Laboratório de Prototipagem 3D na UEPB Campus VII, em Patos, se integrou à rede de produção de protetores faciais proposta pelo NUTES.
IFPB
Aplicativo "Não Aglomere" - Desenvolvido por egressos do IFPB - Campus Monteiro Apresenta a movimentação de pessoas nos estabelecimentos comerciais que permanecerem abertos. www.naoaglomere.com.br/
Protetores faciais - O Polo de Inovação do IFPB entrega diariamente para a SES e para municípios do interior. É usado o projeto idealizado pelo NUTES/UEPB. O IFPB, por meio do Polo de Inovação, se integrou à rede de impressão 3D desse grupo e agora participa ativamente na produção dos equipamentos.
UFCG
Protetores faciais e EPIs - Laboratórios da UFCG (LET, LGOP, LABAuto, CDSA) em Sumé produzem para profissionais de saúde. Integram a Rede de Colaboração com o NUTES.
Bioesterilizador - Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes). Para esterilizar ambientes e pessoas.
Manual para psicólogos - “Manual de Diretrizes para Atenção Psicológica nos Hospitais em Tempos de Combate ao Covid-19”. Visa direcionar a atuação do psicólogo em ambiente hospitalar prestada a pessoas afetadas psicologicamente pela pandemia. Gratuito: bit.ly/3bMsxTb.
Loja virtual - “Mercado Solidário” - Iniciativa de professor e estudantes da Computação atende gratuitamente quem não tem recurso para implantar uma loja virtual. - “Mercado Solidário” - Iniciativa de professor e estudantes da Computação atende gratuitamente quem não tem recurso para implantar uma loja virtual.
Por Márcia Dementshuk
SECT/SEECT
Combate ao Covid-19
Universidades desenvolvem soluções para enfrentar a epidemia na PB
Márcia Dementshuk
Desde a chegada do vírus Covid-19 ao Brasil, as instituições públicas de ensino e pesquisa da Paraíba iniciaram o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento à epidemia. Diante das iniciativas, a SECT-PB buscou conhecer cada uma e elaborou uma relação. As ações foram empreendimentos voluntários de pesquisadores e de estudantes com a colaboração de médicos, fisioterapeutas e outras instituições, mobilizados pela urgência de suprir o setor médico com materiais, equipamentos e softwares para atendimento aos pacientes e cuidados com os profissionais envolvidos. Algumas estão em andamento, outras pararam momentaneamente por falta de insumos.
A Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia da Paraíba buscou saber como as instituições públicas de ensino e pesquisa da Paraíba estão contribuindo para o enfrentamento ao Covid-19. As ações relacionadas nessa reportagem foram iniciativas voluntárias de pesquisadores, de estudantes mobilizados pela urgência de suprir com materiais e equipamentos o arsenal de combate contra um vírus desconhecido, agressivo e letal. Entre as armas, encontram-se ainda inteligência e solidariedade. Algumas ações estão em andamento, outras tiveram que parar momentaneamente; aguardam insumos.
Foram consultados pesquisadores de cada instituição: Na Universidade Federal da Paraíba, os professores Dr. Cleverton Rodrigues Fernandes, da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) e Dr. Raoni Kulesza, do Centro de Informática; na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o professor Dr. Misael Moraes, coordenador do Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (NUTES); no Instituto Federal da Paraíba, o Diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, Maxwell Amaral; e na Universidade Federal de Campina Grande, professor Dr. Aldre Jorge Morais Barros, coordenador de Inovação e Transferência.
Para o Secretário Executivo da SECT, Rubens Freire, "esta crise deve ser momento de reflexão sobre nosso modo de vida. A crise passará mas nossas dificuldades para enfrentar outras que virão continuarão se não tomarmos as providências. É fundamental a construção de um sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação sólido e duradouro. Não podemos abrir mão disso; caso contrário, numa eventual próxima crise, estaremos mais uma vez dependendo de importar simples máscaras de papel."
Universidade Federal da PB - UFPB
Máscara de proteção facial - para os profissionais de saúde, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Fabricação Digital (Fablab). Material produzido é doado e distribuído pela SES.
Álcool em gel e glicerinado - Produzido pelo Laboratório de Sanitizantes do Departamento de Engenharia Química, para distribuição à comunidade universitária. De acordo com Aluísio Souto, pró-reitor de administração da UFPB, o álcool 70% glicerinado tem o mesmo efeito sanitizante que o álcool em gel, podendo ser instalado em qualquer borrifador, tipo spray caseiro. Mais fácil e rápido de ser fabricado.
Álcool em gel e protetor facial - Produção do Laboratório de Biotecnologia Farmacêutica por docentes com ajuda de voluntários. O material está sendo destinado para o município de João Pessoa, por intermédio da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde.
Ventilador pulmonar - Desenvolvido No Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA) em parceria com pesquisadores do Centro de Informática (CI). O equipamento está em fase inicial e os resultados obtidos até agora foram dos testes de funcionamento do sistema de ventilação. Dentre os resultados esperados, constam precisão e exatidão no monitoramento e controle da pressão, fluxo respiratório, frequência respiratória, concentração de oxigênio e umidade. O funcionamento do respirador no paciente poderá ser monitorado à distância por meio de aplicativo de celulares.
Parceria com Corpo de Bombeiros - produção de protetor facial para os bombeiros e para para profissionais das diversas áreas que atuam no enfrentamento na grande João Pessoa.
Parceria com o Lacen/PB - A UFPB emprestou equipamento (centrífuga) e treinou equipe do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB) para testes do novo coronavírus (Covid-19). São feitos 40 testes de Covid-19 por dia.
Laboratórios para teste de Covid-19 - O Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizados no Centro de Ciências Médicas (CCM) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS) respectivamente, estão sendo preparados para realizar testes do novo coronavírus. (Covid-19). Segundo Eduardo Sérgio Soares Sousa, à frente da comissão de enfrentamento ao corona UFPB, um deles poderá começar a operar na próxima quarta-feira (08/04).
Treinamento SES-PB - Soluções em Vídeo - O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), no Centro de Informática, em parceria com outras instituições de saúde e pesquisa e o Governo do Estado da Paraíba, já disponibilizou para uso a Plataforma V4H (Video for Health) que possibilita a realização de teleconsultas e outras videoconferências seguras pelo smartphone e computador. A SES já está usando o V4H para o treinamento de profissionais da saúde do Estado da Paraíba através de vídeos online. A solução também contará com um serviço de apoio psicológico para profissionais de saúde.
Universidade Estadual da PB - UEPB
As ações na UEPB estão coordenadas pelo Núcleo de Tecnologias em Saúde, o NUTES. É multidisciplinar. Possui Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) e fornece equipamentos para o Sistema Único de Saúde e atualmente atende a uma solicitação de 15 mil monitores para uso em atendimentos nos hospitais. Segundo o coordenador do NUTES, Misael Moraes, o laboratório é de ensino e pesquisa e não possui uma estrutura de produção em escala industrial. Ainda assim, os projetos são colaborativos e o NUTES forma redes de colaboração pela qual recebe ajuda.
Plataforma para o gerenciamento de leitos - Desenvolvido em parceria com a empresa 3Wings para Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) dos hospitais preparados para tratar dos casos da Covid-19.
Produção de Álcool gel - a 79% INPM.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Projeto, produção e distribuição para toda a Paraíba. Os professores, pesquisadores e alunos fizeram turnos de revezamento de 24h para imprimir em impressora 3D máscaras de proteção facial para os profissionais de saúde.
Plataforma e-COVID - Sistema de armazenamento de dados e informações utilizado pelos infectologistas para acompanhar os infectados e internados nos hospitais de referência para o tratamento do Covid-19, centralizado no no Hospital de Trauma de Campina Grande.
Plataforma tecnológica - para monitorar as pessoas cujos casos suspeitos são enviados para tratamento em casa.
Matriz para produção em escala - de máscaras EPIs em impressoras 3D.O projeto em AutoCad é enviado para a rede de colaboradores e até para outros Estados.
Ventilador pulmonar - Empenho de 24 horas no desenvolvimento. O estudo de modelagem no MatLab está concluído e agora estamos implementando para termos um protótipo para ser apresentado para avaliação da Anvisa.
Atendimento psicológico para profissionais da saúde - Equipe de quase 40 profissionais de psicologia para oferecer suporte aos trabalhadores da saúde, de modo geral, que estão na linha de frente de trabalho direto com pessoas infectadas nos hospitais e outras estruturas.
O Protolab 3D - Laboratório de Prototipagem 3D na UEPB Campus VII, em Patos, se integrou à rede de produção de protetores faciais proposta pelo NUTES.
Instituto Federal da PB - IFPB
Aplicativo "Não Aglomere" - Desenvolvido por egressos do IFPB - Campus Monteiro Apresenta a movimentação de pessoas nos estabelecimentos comerciais que permanecerem abertos. www.naoaglomere.com.br/
Protetores faciais - O Polo de Inovação do IFPB entrega diariamente para a SES e para municípios do interior. É usado o projeto idealizado pelo NUTES/UEPB. O IFPB, por meio do Polo de Inovação, se integrou à rede de impressão 3D desse grupo e agora participa ativamente na produção dos equipamentos.
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Protetores faciais e EPIs - Laboratórios da UFCG (LET, LGOP, LABAuto, CDSA) em Sumé produzem para profissionais de saúde. Integram a Rede de Colaboração com o NUTES.
Bioesterilizador - Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes). Para esterilizar ambientes e pessoas.
Manual para psicólogos - “Manual de Diretrizes para Atenção Psicológica nos Hospitais em Tempos de Combate ao Covid-19”. Visa direcionar a atuação do psicólogo em ambiente hospitalar prestada a pessoas afetadas psicologicamente pela pandemia. Gratuito: bit.ly/3bMsxTb.
Loja virtual - “Mercado Solidário” - Iniciativa de professor e estudantes da Computação atende gratuitamente quem não tem recurso para implantar uma loja virtual.