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Tempo de Aprender: CAPES capacitará professores em Portugal

publicado: 19/02/2020 14h53, última modificação: 19/02/2020 14h54
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Benedito Aguiar, presidente da CAPES, participou nesta terça-feira, 18, em Brasília, do lançamento do Programa Tempo de Aprender. A Coordenação será parceira desta iniciativa do Ministério da Educação para melhorar a qualidade da alfabetização dos brasileiros, com foco na fase inicial da educação básica – da pré-escola ao 2º ano do ensino fundamental. Também estiveram presentes no evento Abraham Weintraub, ministro da Educação, Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES e Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC.

No âmbito do Plano Nacional de Educação, o Programa conta com quatro eixos e a CAPES será responsável pelo desenvolvimento do primeiro: ‘Formação continuada de profissionais da educação’. “A CAPES atuará como parceira do MEC no programa, por meio da capacitação teórica e prática de professores brasileiros, em Portugal. Em contrapartida, eles serão os multiplicadores desse conhecimento adquirido, na rede de ensino da sua região. A ideia é trazer as experiências que deram certo em países que são referência na área de Educação”, disse Aguiar.

TEMPO DE APRENDER

O Programa da CAPES é uma parceria com a Universidade do Porto e com o Instituto Politécnico do Porto. Serão ofertados cursos intensivos de seis semanas, por meio da Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). A CAPES investirá R$6,36 milhões para oferecer 150 vagas em três editais, com 50 cada, até 2022. Espera-se que a primeira seleção aconteça a partir de março e o curso no segundo semestre deste ano. Podem participar profissionais de escolas públicas e das secretarias de Educação que aderirem ao Tempo de Aprender, formados em pedagogia a partir de 2005.

Além da capacitação desses profissionais, o programa do MEC conta com outros três eixos: apoio pedagógico para a alfabetização, aprimoramento das avaliações da alfabetização e valorização dos profissionais de alfabetização.

Para participar, as secretarias de Educação devem se inscrever, manifestando seu interesse em aderir ao Programa.

 

(Brasília – Redação CCS/CAPES)