Notícias

Secretária de C&T e presidente da Fapesq abrem o Pesquisa em Cena na UFPB

publicado: 28/03/2018 14h44, última modificação: 19/10/2018 09h55
Evento na UFPB 27 março 2.jpg

 

Com o objetivo de discutir temas pertinentes à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB lançou, na manhã da terça (27), o Programa Pesquisa em Cena. O evento ocorreu no auditório da Reitoria, no campus I, e contou com a presença de gestores, professores e estudantes da universidade.

Em sua primeira edição, o evento, que será mensal, trouxe como uma das palestrantes a presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e secretária Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Procópio Garcia, com o tema Implementação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O outro convidado foi o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) Cláudio Furtado, que falou sobre os editais da Fapesq em execução, para investimento na pesquisa científica da Paraíba.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa Isaac Medeiros, a ideia é convidar palestrantes para tratar de assuntos transversais à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação com a comunidade acadêmica da UFPB. “É importante que nossos pesquisadores tenham conhecimento sobre o que acontece na pesquisa no país todo”, explicou.

Medeiros falou também sobre a relevância dos temas abordados no primeiro Pesquisa em Cena. “Tivemos recentemente o decreto que regulamentou o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e é uma responsabilidade nossa internalizar essa discussão na UFPB. Esse primeiro encontro é para mostrar seu impacto e as repercussões para a universidade. Depois, pretendemos ampliar as discussões”, afirmou.

Francilene Garcia explanou para os presentes sobre a importância do Marco Legal para as instituições federais de ensino superior. “Com a atuação no Consecti, pudemos presenciar essa revolução na pesquisa que é a regulamentação do Marco Legal. Estamos à disposição das instituições paraibanas para orientar sobre como fazer melhor uso desse mecanismo”, sentenciou.

Claudio Furtado falou sobre editais lançados em evento na semana passada pelo governo do Estado. “Lançamos edital para concessão de 198 bolsas para alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado, de instituições de ensino superior da Paraíba. Além disso, temos o Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência), que vai atender grupos de pesquisa consolidados em suas áreas de atuação”, afirmou.

Professor Visitante

Na ocasião, a reitora Margareth Diniz falou sobre lançamento de edital que prevê a contratação de cem professores visitantes para os programas de pós-graduação da UFPB. “Esse é um feito inédito no país. Nenhuma universidade lançou edital para contratação de número tão expressivo de professores visitantes. Com isso, queremos alavancar nossos programas de pós-graduação, fomentando verdadeiramente a internacionalização da UFPB”, afirmou.


Fonte: ACS UFPB