Notícias

Sai resultado final do edital de apoio a Núcleos de pesquisa em Consolidação

publicado: 16/12/2022 11h23, última modificação: 16/12/2022 11h24
Foram aprovadas 43 pesquisas da UFPB, UFCG, UEPB e IFPB
Site - resultado final.jpg

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ) e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) divulgam o resultado final do edital de apoio à execução de projetos de núcleos em consolidação de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Foram aprovadas 43 propostas dos programas de pós-graduação da UFPB, UFCG, UEPB e IFPB. A chamada visa dar suporte financeiro aos trabalhos dos núcleos que buscam a consolidação em suas áreas de pesquisa, vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa sem fins lucrativos, no Estado da Paraíba. Para este edital estão sendo destinados recursos no valor global de R$ 3 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. As propostas deverão ser contempladas com o valor de até R$ 100 mil, sendo 70% custeio e 30% capital em relação aos itens financiáveis. Tratam-se de pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação.

Os núcleos em consolidação são grupos de pesquisa já estabelecidos ou em fase inicial de implantação, liderados por pesquisadores doutores com capacidade de produção científica, tecnológica e de inovação reconhecida, que tenham histórico de colaboração, por meio de projetos, publicações e orientações, capazes de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico tecnológico para aplicação em projetos de relevância ao desenvolvimento do Estado da Paraíba.

A chamada tem como meta promover apoio financeiro a projetos de núcleos em consolidação de pesquisa científica, tecnológica e de inovação liderados por pesquisadores doutores vinculados aos programas de Pós-graduação (PPG’s) conceito 3 e 4 na CAPES das instituições de ensino superior e/ou pesquisa sem fins lucrativos, no Estado da Paraíba, que sejam capazes de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico tecnológico para aplicação em projetos de relevância ao desenvolvimento do Estado da Paraíba.

O edital é claro ao evidenciar Núcleo em Consolidação por grupo organizado de pesquisadores doutores, técnico e alunos, cujo núcleo esteja estabelecido ou em fase de implantação onde os pesquisadores atuem em uma linha de pesquisa comum ou complementar, e com reputação técnico-científica reconhecida, que tenham histórico de colaboração, por meio de projetos, publicações e orientações comuns, capazes de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do Estado e do país.

A equipe do Núcleo em Consolidação é composta por: Coordenador e os pesquisadores principais devem ser vinculados a PPG’s que apresentem a recomendação da CAPES com nota igual a 4 e 3, conforme avaliação vigente, que atuem em uma linha de pesquisa em comum ou complementar e com reputação técnico-científica reconhecida, que tenham histórico de colaboração, por meio de projetos, publicações e orientações comuns e pertencer ao quadro permanente das instituições de ensino superior e/ou pesquisa sem fins lucrativos, no Estado da Paraíba. O núcleo será composto pelo coordenador e pesquisadores principais, como também pesquisadores, técnicos, alunos e colaboradores.

A Equipe do Núcleo: deve ser constituída por pelo menos três pesquisadores com linha de pesquisa comum ou complementar, sendo um coordenador e dois pesquisadores principais. Com pelo menos um dos pesquisadores principais ser de instituição distinta do coordenador.

As propostas a serem apoiadas pelo presente Edital deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 24 meses. Excepcionalmente, mediante apresentação de justificativa, os projetos poderão ser prorrogados por até 12 meses.


Veja aqui o resultado final do edital completo.