Notícias

Rubens Freire é nomeado secretário executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba

publicado: 02/02/2023 17h24, última modificação: 02/02/2023 17h24
Rubens Freire.jpeg

Rubens Freire é nomeado por meio do Ato Governamental 0248, publicado no Diário Oficial do Estado de 2 de fevereiro, secretário executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES). A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) foi institucionalizada através da Medida Provisória Nº 314 de 13/01/2023. Nasce a partir do desmembramento da Secretaria de Estado da Educação (SEE), sob a qual se encontrava como Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia, onde Rubens Freire era o Secretário Executivo desde fevereiro de 2020.

Para Rubens Freire essa mudança pode ser positiva, a depender de condições essenciais, conforme explica: “Não é a denominação que determinará a capacidade de intervenção da Secretaria, mas sim os fundos que ela venha a dispor. Nós temos que ter garantias de que haja recursos financeiros para que as políticas públicas que estão sendo implementadas até agora tenham continuidade de média e longa duração.”

O secretário executivo se refere ao estabelecimento de políticas contínuas para que o Estado alcance patamares mais complexos da inovação tecnológica. A inovação requer não só pesquisa aplicada como a pesquisa de base. Portanto, “políticas de bolsas de estudos de amparo a pesquisadores de alto nível, políticas de apoio de construção de laboratórios e pesquisa científica de alto nível, não podem ser delimitadas em um tempo de 2, 3 ou 4 anos”, ressalta Rubens Freire, como um exemplo.

“O que vai garantir que essa iniciativa seja de fato bem sucedida é a disponibilidade dos recursos financeiros para a Secretaria, as garantias orçamentárias. Melhor dizendo, o que garante que uma política pública seja implementada por um governo é a pressão social, é a cobrança da sociedade. A sociedade deve compreender a importância de uma política estadual de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior”, afirma o secretário executivo.

Rubens Freire foi secretário executivo da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba entre 2020 e 2022. Foi um dos idealizadores da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e é um incentivador de museus interativos de ciências como instrumento de formação de uma cultura científica na sociedade, além de outras ações. É Bacharel em Física pela UFPB, Mestre em Geofísica Nuclear pela UFBA e Doutor em Física Teórica pela USP, Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba, Doutor na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos.

Márcia Dementshuk (Ascom SECTES)