Notícias

ARTIGO CIENTÍFICO - DA CIÊNCIA PARA VOCÊ

Risco ou refúgio? A influência das plumas fluviais no branqueamento e nas doenças dos corais em recifes marginais e extremos

publicado: 03/11/2025 09h00, última modificação: 02/11/2025 20h50
card.png

 

AutoresPatrícia de Moura Almeida, Juliano Morais e Braulio A. Santos (Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação, Departamento de Sistemática e Ecologia, CCEN/UFPB) 

As mudanças climáticas impactam negativamente os oceanos, e os recifes de corais estão entre os mais afetados. Já sabemos que a água doce e os sedimentos vindos dos rios podem prejudicar os corais, mas ainda há muito a descobrir sobre como isso acontece em regiões mais extremas, especialmente durante os grandes eventos de branqueamento.

O estudo buscou entender como a influência dos rios afeta a frequência e a intensidade do branqueamento e das doenças em corais durante o evento global de 2024. O estudo foi realizado em recifes turvos da Paraíba, no Nordeste do Brasil. Foram analisados três locais, Lucena, Areia Vermelha e Bessa, com diferentes níveis de influência dos rios, avaliando a frequência e a intensidade do branqueamento e das doenças nos corais.

Uma influência moderada dos rios parece ajudar os corais, reduzindo a frequência de branqueamento. Perto da foz, as colônias sofrem branqueamento mais intenso. As colônias maiores foram mais resistentes, e não houve relação clara entre a pluma e doenças.

Esses resultados mostram como a saúde dos recifes depende de muitos fatores e responde de forma complexa às mudanças ambientais.

O presente trabalho resulta das atividades desenvolvidas no âmbito da participação no PELD - Rio Paraíba Integrado. O apoio financeiro para o estudo foi concedido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e do CNPq.

O PELD, projeto ecológico de longa duração, tem como objetivo avaliar a estrutura e o funcionamento ecossistêmico da bacia hidrográfica do rio Paraíba. O projeto foi recomendado na chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS/PELD nº 21/2020 e é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapesq/PB.

Autores do artigo e filiação:

Juliano Morais a,b,* , Patrícia M. Almeida a , Camile D. Avelino c , Maria Clarice A. Souza a ,  Aiara P.L.R. Cardoso a,d , Anne L.A.R. Gurgel e , Marcelo Oliveira Soares e , Braulio ´ A. Santos a

a Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação, Departamento de Sistemática e Ecologia, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária, Castelo Branco, João Pessoa, 58051-900, PB, Brazil

b College of Science and Engineering, James Cook University, Townsville, QLD, 4811, Australia

c Laboratório de Biologia Marinha, Departamento de Biologia, Universidade Estadual da Paraíba, CCBS, Rua Baraúnas, 351, Bairro Universitario, Campina Grande, PB, CEP 58429-500, Brazil

d Black Turtle Dive, Koh Tao, Surat Thani, 84360, Thailand

e Instituto de Ciências Do Mar (LABOMAR), Universidade Federal Do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, 60165-081, Brazil.

 Currículos resumidos:

Prof. Dr. Bráulio Almeida Santos

Link: http://lattes.cnpq.br/7867042386088490

Biólogo, doutor em Ciências pela Universidad Nacional Autónoma de México (2011) e professor da Universidade Federal da Paraíba (campus João Pessoa) desde 2012, onde coordeno o Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação (LEAC). Tenho atuado como docente e orientador nos cursos de graduação em Turismo, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas, bem como nos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBio) e Ciências Biológicas-Zoologia (PPGCB). Sou sócio-fundador e conselheiro do Instituto Parahyba de Sustentabilidade (IPAS), coordenador do meio biológico do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR) e coordenador da base ecossistêmica do Planejamento Espacial Marinho do Nordeste (PEM NE). Participo das redes internacionais de pesquisa IntegraMAR, REMAR-BRAS, 2ndFor, DroughtNet e HerbVar. Tenho grande interesse pelo exercício da docência nos níveis de graduação e pós-graduação nas áreas de ecologia e conservação, bem como pela popularização do conhecimento através da divulgação científica. Minhas pesquisas buscam entender como comunidades biológicas respondem a perturbações humanas em diferentes escalas espaciais e temporais, tanto em sistemas terrestres quanto marinhos. Também tenho interesse em gerar conhecimento técnico-científico que sirva de subsídio para a formulação e implementação de políticas públicas conservacionistas. Email: braulio@dse.ufpb.br.

 Dr. Juliano Morais

Link: http://lattes.cnpq.br/2529588954682519

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Zoologia pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor pela James Cook University, na Austrália. Tenho interesse em ecologia e conservação de ecossistemas marinhos, com ênfase nos recifes de corais. Minha pesquisa foca na demografia e aspectos da recuperação das populações de corais após distúrbios

 Ma. Patrícia de Moura Almeida

Link: http://lattes.cnpq.br/4370450794187489

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Ecologia e Monitoramento Ambiental também pela UFPB. Possui experiência em ecologia e cultivo de microalgas, com foco na obtenção de coprodutos, além de ampla atuação no monitoramento de ambientes recifais, com ênfase na saúde de corais e no estudo de parâmetros ambientais. Atualmente, com doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB).