Notícias
ARTIGO CIENTÍFICO - DA CIÊNCIA PARA VOCÊ
Revelando novos dados sobre a diversidade de parasitos de peixes nos reservatórios do semiárido brasileiro

Autora: Vitória Maria Moreira de Lima (Bióloga, doutoranda em Zoologia Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/UFPB)
Orientadora: Ana Carolina Figueiredo Lacerda (Profª do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/UFPB)
No Laboratório de Hidrologia, Microbiologia e Parasitologia (LAHMP) da UFPB, o conhecimento acerca da biodiversidade nas bacias hidrográficas da Paraíba está sendo expandido. Apesar dos peixes – seus hospedeiros, serem bastante conhecidos, os parasitos permaneciam nas sombras, e as informações sobre esses organismos naturalmente abundantes nos ambientes aquáticos ainda eram escassas.
Neste artigo, 1170 peixes de 25 espécies das que ocorrem na Paraíba foram analisados em busca de parasitos. Dentre eles, 42% apresentaram infecção por parasitos. Dos parasitos encontrados, 32 nunca haviam sido registrados para o nosso estado e 23 representam uma nova interação com o peixe hospedeiro, anteriormente desconhecida pela ciência.
Dentre os parasitos encontrados, foram registrados vermes nematódeos e crustáceos que vivem nas brânquias, a maioria deles sendo muito pequenos, identificados somente com o auxílio dos equipamentos necessários pela equipe do LAHMP, além dos parceiros de outros estados. Espécies invasoras também estavam parasitadas, como a tilápia e o tucunaré, sugerindo que novos estudos que considerem a origem desses parasitos e o estabelecimento deles nos nossos reservatórios devem ser realizados, para que possamos monitorar a biodiversidade aquática no nosso estado.
Conclusão
A importância desse estudo se deve ao levantamento e mapeamento das informações da biodiversidade do nosso estado, o que possibilita, no futuro, o uso dessas informações para acompanhamento ambiental, visto que várias dessas espécies podem ser utilizadas como marcadores de saúde do ambiente. Além disso, os reservatórios estudados estão sob influência da chegada das águas pela transposição do Rio São Francisco, o que também pode ser um fator de alteração ambiental para a biodiversidade aquática no nosso estado, e merece nossa atenção.
Esse estudo faz parte do doutorado de Vitória Maria Moreira de Lima, aluna no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) na UFPB, e bolsista FAPESQ. Vitória é orientada pela Profa. Dra. Ana Carolina Figueiredo Lacerda, que coordena o LAHMP, onde toda a equipe contribuiu de alguma forma para a realização deste trabalho. Além disso, diversas parcerias foram essenciais para a obtenção desses resultados, como com o Campus II da UFPB (Areia), com o Laboratório de Ecologia Parasitária da URCA (CE), com o Instituto Peixes da Caatinga, e com universidades internacionais como a Universidad de La República (Uruguai) e a Universidade de Cardiff (Reino Unido).
Resumo do currículo de Vitória Maria Moreira de Lima
Mestra (2022) e doutoranda em Ciências Biológicas pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia), na Universidade Federal da Paraíba. Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Tem experiência na área de Zoologia, Ecologia Aquática e Parasitologia, com enfoque principal em ecologia de peixes. Atualmente, desenvolve o projeto "Ictiofauna e seus parasitos em reservatórios paraibanos no cenário da transposição do Rio São Francisco", sob financiamento da FAPESQ/PB, através de um Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD - Rio Paraíba). Foi bolsista de doutorado sanduíche (2024) no Programa de Internacionalização (PRINT/CAPES), na Cardiff University, País de Gales, sob supervisão do Dr. Fredric Windsor, desenvolvendo o plano de trabalho "Redes de interações antagonistas em ambientes aquáticos intermitentes no semiárido Brasileiro". Paralelamente, participa de projetos de extensão (PRONEX) como o Iara - Beleza das Águas, o Biodiversidade da Paraíba, e do Instituto Peixes da Caatinga.
Resumo do currículo de Ana Carolina Figueiredo Lacerda
Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Desenvolveu o Mestrado (PEA/UEM) (2007) e Doutorado em Ciências Ambientais (PEA/UEM) (2011). Fez parte do Programa de Doutorando com Estágio no Exterior (PDEE/Capes) (2010) na Universidade de Otago, Nova Zelândia. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Ictioparasitologia, Endoparasitos, Ecologia de Parasitos e Ecologia Aquática. Foi Especialista Visitante do INPA, em 2011. Tem Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) (2012-2013) em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professora Associada e Coordenadora do Laboratório de Hidrologia, Microbiologia e Parasitologia (LAHMP), do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/UFPB) desde 2014, do qual foi vice-coordenadora na gestão 2017-2019, e onde orienta alunos de mestrado e doutorado nas áreas de Parasitologia Animal e Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Atualmente, coordena projeto de pesquisa financiado pela FAPESQ-PB e integra outros projetos financiados, incluindo o PELD RIPA, o PRONEX Biodiversidade PB e o ILM IDEAL. Adicionalmente, coordena o projeto de extensão "Projeto IARA: Beleza das Águas".