Notícias

Resultado da Chamada Mobility Confap Italy

publicado: 05/10/2017 10h28, última modificação: 19/10/2018 09h53
chamada Itally.jpg

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba torna de conhecimento público o resultado da chamada Mobility Confap Italy. Trata-se de chamada lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas, para mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras na Itália (Mobility Confap Italy – MCI). A Chamada é destinada a pesquisadores doutores e estudantes de Mestrado e Doutorado dos Estados, cujas FAPs aderiram ao edital, e busca oferecer suporte a candidatos interessados em trabalhar com pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por período determinado, nas instituições italianas.

Participam da Chamada, por meio de suas respectivas Fundações os seguintes Estados: Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Distrito Federal (FAPDF), Alagoas (Fapeal), Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Minas Gerais (Fapemig), Piauí (Fapepi), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Norte (Fapern), Espírito Santo (Fapes), Bahia (Fapesb), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Sergipe (Fapitec), Tocantins (Fapt) e Mato Grosso do Sul (Fundect).

O fomento oferecido aos pesquisadores brasileiros será realizado por meio de Bolsas (Scholarships) e os valores serão determinados por regulamentos próprios de cada Fundação. As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI (http://www.mci.unibo.it/en/brazilian-candidates/academic-opportunities) e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo.

Destinada a estudantes de Mestrado e Doutorado e pesquisadores doutores vinculados a universidades e instituições de pesquisa brasileiras. Para estudantes de Mestrado e Doutorado será oferecido suporte exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Para pesquisadores doutores, a Fundação poderá financiar a pesquisa naquele País. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos apoiados pela Chamada. Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.

Veja aqui o resultado da FAP Paraíba.
Veja aqui o resultado do conjunto das FAPs participantes.

Ascom Fapesq, com informações do CONFAP