Notícias

Chamada Pública busca promover workshops sobre temas diversos no Brasil, com a participação de pesquisadores britânicos.

Researcher Links: Oportunidades para pesquisadores seniores e em início de carreira

publicado: 25/05/2017 16h32, última modificação: 19/10/2018 09h52


Pesquisadores seniores, vinculados a instituições, centros de pesquisa ou universidades brasileiras, públicas e privadas, interessados em parcerias com o Reino Unido, podem inscrever propostas até o dia 13 de junho para a Chamada de realização de workshops científicos no Brasil, Researcher Links. A iniciativa busca servir como plataforma para a colaboração entre cientistas das duas localidades, de modo a dar suporte internacional às pesquisas e estabelecer novos links que se desenvolvam a longo prazo entre os dois países.

Os workshops serão coordenados por pesquisadores seniores brasileiros, em conjunto com coordenadores do lado britânico, indicados na submissão da proposta. Para encontrar pesquisadores parceiros no Reino Unido, é possível cadastrar anúncios de cooperação por meio da plataforma Universities UK, disponibilizada em link específico para este tipo de ação. Aqui (http://www.universitiesuk.ac.uk/International/funding-and-opportunities/newton/Pages/collaboration-opportunities.aspx) você encontra anúncios já cadastrados na plataforma e aqui (http://www.universitiesuk.ac.uk/International/funding-and-opportunities/newton/Pages/finding-a-collaborator-form.aspx) você encontra o formulário para a disponibilização de interesse na cooperação.

Os dois coordenadores seniores (brasileiro e britânico) poderão indicar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, como mentores. Os demais participantes (12 a 17 de cada país) deverão estar em início de carreira. Participam desta chamada, por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), os estados de Alagoas (Fapeal), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Santa Catarina (Fapesc) e São Paulo (Fapesp).

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Os workshops devem abordar um dos seguintes temas: agricultura; clima e meio ambiente; energia renovável e energia limpa; educação; crescimento econômico inclusivo; saúde (doenças negligenciadas); água e saneamento; alimentação e nutrição; mudança demográfica/migração/urbanização; infraestrutura; desastres humanitários e emergências; governança, sociedade e conflito; coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento; e Zika vírus.

Os workshops deverão ser realizados até 31 de agosto de 2018. Cada workshop terá duração de três a cinco dias e será realizado em inglês. O valor disponível para o financiamento de cada workshop é de até 50 mil libras esterlinas. A Chamada Pública é realizada por meio da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o British Council, por meio do Fundo Newton.

O edital (em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis no site global do British Council (em inglês): https://www.britishcouncil.org/education/science/current-opportunities/workshop-grants-newton-april-2017?_ga=2.113485774.838790434.1495656926-1803753171.1489457591

Acesse aqui as Guidelines do Programa: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/researcher_links_workshop_guidelines_for_applicants_v0.8_0.pdf

Coordenadoria de Comunicação Social do Confap.