Notícias

Instituições de pesquisa ou ensino superior têm até o dia 11 de junho para enviar propostas para sediar cursos rápidos de comunicação científica para docentes e pesquisadores

Researcher Connect: oportunidades para universidades públicas e particulares

publicado: 25/05/2017 16h24, última modificação: 19/10/2018 09h52

 

Professores, representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Departamentos ou Programas de Pós-Graduação de instituições de pesquisa ou Ensino Superior (públicas e privadas) têm até o dia 11 de junho para candidatar sua instituição como sede de um curso de comunicação científica para pesquisadores. As despesas serão financiadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados que aderiram à Chamada Researcher Connect, promovida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e British Council, por meio do Fundo Newton.

Fazem parte desta Chamada as Fundações dos Estados de Alagoas (Fapeal), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), São Paulo (Fapesp), Santa Catarina (Fapesc), Sergipe (Fapitec) e Tocantins (Fapt). Os cursos serão ministrados em inglês e deverão ser realizados de 1º de agosto de 2017 a 16 de março de 2018.

Pela FAP será disponibilizado o valor entre R$ 10 mil e R$ 12,5 mil por curso, que pode ser utilizado nas despesas de hospedagem dos treinadores, alimentação para os treinadores, passagem doméstica para treinadores brasileiros, sessões de coffee-break, passagem internacional de treinadores do Reino Unido (caso haja mais de um workshop no mesmo estado), custos relativos à participação de representantes do British Council, papelaria e impressão de materiais e aluguel de equipamentos. A contrapartida do British Council/Newton Fund se dará em rubricas para o honorário dos treinadores, passagem internacional de treinadores do Reino Unido (caso haja apenas um workshop no estado) e itens não financiáveis pela respectiva FAP. É recomendável que os coordenadores dos cursos consultem a lista de itens elegíveis em seu estado disponibilizado pela respectiva FAP.

Submissão de propostas
Cada candidato, representando sua instituição, deve submeter uma proposta para que esta sedie um curso que treinará no mínimo 20 pesquisadores de qualquer disciplina ou área multidisciplinar. processo de seleção focará no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

Os candidatos devem submeter o formulário online de inscrição, que requer uma breve explicação dos pesquisadores de como sua pesquisa relaciona os objetivos de desenvolvimento econômico e social em benefícios convertidos a populações vulneráveis. O formulário deve ser preenchido online – submissões via e-mail não serão aceitas. Os candidatos devem obter autorização de sua respectiva instituição para realizar a inscrição e a mesma será exigida no momento de preenchimento do formulário online. Candidatos do Estado de São Paulo devem seguir as diretrizes específicas da Fapesp disponíveis em http://www.fapesp.br.

As instituições selecionadas nesta chamada serão responsáveis pelo planejamento e organização do curso, apoiados pelas diretrizes do British Council. A não disponibilidade de salas ou equipamentos necessários – especificados nos Guidelines enviados ao coordenador de curso – para a realização do curso acarretará da exclusão da instituição da chamada. Após o processo de seleção das instituições, os coordenadores de curso serão responsáveis pela seleção de participantes, sob a orientação do British Council e critérios de elegibilidade expressos no edital.

Opções de curso
A opção de curso será feita pelo coordenador do curso, uma vez que seja finalizada a avaliação do edital. As opções de curso disponíveis são:
Tipo 1 – Focus on writing (A): Foundation Module; Effective Emails; Abstracts; Persuasive Proposals (first half); Persuasive Proposals (second half); Final Module / Group Project.
Tipo 2 – Focus on writing (B): Foundation Module; Abstracts; Writing Module(first half); Writing Module (second half); Academic Collaboration (first half); Academic Collaboration (second half).
Tipo 3 – Focus on collaborative research and funding: Foundation Module; Abstracts; Persuasive Proposals (first half); Persuasive Proposals (second half); Academic Collaboration (first half); Academic Collaboration (second half).
Tipo 4 – Focus on core academic skills: Foundation Module; Abstracts; Persuasive Proposals (first half); Persuasive Proposals (second half); Presenting with Impact (first half); Presenting with Impact (second half).

Sobre o Researcher Connect
O Researcher Connect é destinado a prover apoio financeiro para cursos que possam contribuir para a capacitação de pesquisadores em escala nacional. Pesquisa e inovação são essenciais para construir economias fortes e prósperas – pesquisadores (as) talentosos (as), aptos (as) a divulgar seus trabalhos em diferentes níveis, são de extrema importância para esse objetivo. Quando se trata de pesquisa acadêmica individual, a necessidade de publicar descobertas é fundamental. Apenas quando revisada por colegas e validada pela comunidade científica, uma pesquisa pode ser verdadeiramente considerada para contribuir na construção de conhecimento.

Existe, ainda, a necessidade de comunicar descobertas de pesquisa além da comunidade científica, de forma a utilizar seus resultados para justificar o uso de recursos públicos para financiamento de novas atividades de pesquisa. Oferecer ferramentas para aprimorar habilidades de comunicação de pesquisadores pode ter um efeito benéfico não apenas nas performances e carreiras individuais, mas também na instituição onde os trabalhos são desenvolvidos e na sociedade como um todo, através do aumento do alcance e do impacto de suas pesquisas. Este é o motor por trás do desenvolvimento dos cursos do Researcher Connect.

Acesse aqui a Chamada Pública Researcher Connect Confap/Fapesp – edital 2017-18: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/researcher_connect_call_-_confap_fapesp_2017_2018_rev_maranhao.pdf

Acesse aqui a página do Researcher Connect no site do British Council Brasil: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/researcher-connect-confap-fapesp-2017-2018

Acesse aqui o formulário online de inscrição: http://britishcouncilbrasil.nf-researcherconnect2017.sgizmo.com/s3/

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br.

Coordenadoria de Comunicação do Confap, com informações do British Council..