Notícias
Rede de Investidores Anjos da Paraíba é criada e já viabiliza empreendimentos
O Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo – CITTA e o SEBRAE-PB promoveram nesta terça, 08 de novembro, o lançamento da Rede de Investidores Anjo da Paraíba. A Rede começa com oito investidores anjo e já operando parceria com quatro startups paraibanas. O evento aconteceu em formato híbrido na sede do Sebrae em Campina Grande. O objetivo da Rede que está sendo criada é apoiar, com recursos financeiros e de conhecimento, as empresas de base tecnológica paraibanas.
Estiveram presentes os investidores anjo integrantes da rede, representantes do ecossistema de startup de João Pessoa e Campina Grande como o Sebrae-PB, a Fapesq-PB, universidades, o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, coletivos empresariais como a Sucesu e comunidades de startups.
Os integrantes dessa primeira célula de investidores assinaram uma carta juntamente com os representantes institucionais formalizando o compromisso de atuação em prol da rede paraibana. Eles irão estruturar agenda para atuar no próximo ano mobilizando recursos humanos, conhecimento e financeiros, além de novos investidores para fazerem parte; e também participarão das rodadas de eventos estruturadores do ambiente de empreendedorismo inovador no Estado.
Francilene Procópio Garcia, coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação- PTHI, ligado à Secretaria de Educação, da Ciência e Tecnologia, afirma que: “Esse dia demarca a criação da primeira Rede de Investidores Anjo do Estado da Paraíba. Foi para deflagar um processo de transição entre a etapa de constituição de uma primeira célula de investidores anjos, para uma rede de investidores organizada, que poderá criar formas próprias de atuação para atrair e conhecer o maior número de empreendimentos que estão nascendo no Estado”.
O Diretor Executivo do CITTA, Heleno Bispo, ressaltou o fortalecimento do empreendedorismo nas cidades do sertão e que já é formada uma visão de Paraíba, não só com os municípios maiores. Para ele, o CITTA, na qualidade de hub propulsor de negócios, aglomerador e articulador de iniciativas inovadoras no estado, “teve a oportunidade de fazer uma entrega muito importante com a formação dessa rede de investidores anjo; uma lacuna que se preenche”. João Alberto Miranda, Gerente Regional do Sebrae em Campina Grande, reafirmou o apoio institucional e salientou que poder trazer a estrutura de desenvolvimento para o ecossistema local foi gratificante.
O processo para compor a rede se dá através da formação de pessoas interessadas em investir em capital empreendedor e desconhecem os caminhos e meios para fazê-lo. A Rede de Investidores Anjo da Paraíba é uma consequência de uma capacitação intitulada “Investimentos Anjo” promovida este ano pelo CITTA com o objetivo de formar e atrair investidores para parcerias com as startups - empresas de base tecnológica - em criação ou que estão iniciando as suas atividades na Paraíba. A formação, em seu primeiro momento, foi operacionalizada pelo criador da Anjos do Brasil - que atua no apoio e fomento ao empreendedorismo de inovação no país - e CEO da empresa Altivia Venture, Cássio Spina.
A Rede de Investidores busca criar um ambiente ideal para a interação entre investidores e empreendedores, além de formalizar o grupo e definir os seus movimentos e ações futuras. Na realidade promove-se um encontro de interesses recíprocos: de um lado pessoas ou instituições que detém recursos e querem investir; do outro lado pessoas e instituições que desenvolvem ideias e projetos de produtos e serviços inovadores demandados pela sociedade.
Além da projeção para o futuro, a Rede de Investimentos Anjo já apresenta resultados concretos. Após a formação de empreendedores e uma seleção entre várias startups inscritas, foram classificadas as empresas, Comprando Delas, MindSun, Moozk e Revigoradamente, e todas já estão operando os frutos das parcerias com os seus respectivos investidores.
Francilene Procópio Garcia declarou que são muito boas as expectativas de fortalecimento deste ecossistema de inovação em todo o Estado, devido a iniciativas como as do CITTA, do Sebrae e do Governo do Estado. Segundo ela: “Precisamos de exemplos que fortaleçam na Paraíba um fluxo de capital empreendedor que atenda aos investimentos anjo e também se ampliem para outros aportes. Eu represento aqui o PTHI que já está em atuação, mas que abrirá suas portas a partir de maio para melhor apoiar o segmento”.
De acordo com Francilene, investidores declararam que a partir dessa mobilização será mais fácil serem reconhecidos, participarem de movimentações que os atores do ecossistema, sobretudo de João Pessoa e de Campina Grande realizam, mas também no interior.
Texto: Gilson Renato e Márcia Dementshuk (Assessoria SEC&T)
Fotos: Ascom