Notícias
Realizada na Paraíba oficina da Agenda Nacional de formação de RH de alto nível e prospecção de inovações na pós-graduação
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) reuniu nesta sexta-feira (01) representantes da comunidade científica, dos setores público e empresarial e da sociedade civil paraibana para discutir e elaborar propostas para compor a Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. O evento foi realizado durante todo o dia no Centro de Treinamento Empresarial do Sebrae, em João Pessoa.
A Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior está em processo de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), e vem realizando oficinas nos estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. Destes diálogos participam membros da comunidade científica, dos setores público e empresarial e da sociedade civil.
O objetivo das oficinas estaduais é proporcionar aos estados autonomia para que possam apontar os temas estratégicos para investimento na formação de mestres e doutores e atração de pós-doutores, considerando as potencialidades e desafios locais. De acordo com o cronograma, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 será encaminhado para aprovação pelo Conselho Superior da Capes.
A oficina Paraíba foi ministrada por Márcio Castro, coordenador de Fomento a Ações para Redução de Assimetrias e coordenador-Geral de Fomento a Ações Estratégicas (substituto) da Diretoria de Programas e Bolsas no País (CFAR/CGFAE/DPB/CAPES), e Igor Dias, coordenador de Fomento a Eixos Estratégicos Nacionais (CFEN/CAPES). Pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) participou o secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire, e pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba participaram Rangel Junior (presidente); Patrícia Costa, cood. de Programas e Projetos, que apresentou o panaroma de investimentos em CeT na Paraíba; Ruth Silveira e Hannah Oliveira, da equipe técnica da Fapesq.
Sobre o PNPG
O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.
Em uma segunda etapa, a Capes se debruça sobre os subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) e, em paralelo, dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.