Notícias

Evento conta com apoio da Fapesq

Química e meio ambiente: ciência e tecnologia a serviço da sustentabilidade é tema de evento realizado na PB

publicado: 17/10/2019 16h00, última modificação: 17/10/2019 16h23
eventoQuimica.jpg

Presidente da Fapesq, Roberto Germano, participa da mesa de abertura do evento

 

João Pessoa sedia de 16 a 18 deste mês o VI Encontro de Química da UFPB, que acontece no Campus I, João Pessoa. O tema desta edição é “Química e meio ambiente: ciência e tecnologia a serviço da sustentabilidade”, que expressa a demanda da sociedade em relação às instituições de pesquisa e ensino; a formação de profissionais habilitados a propor soluções técnicas para os diversos problemas sociais e ambientais do país. O evento é uma realização do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas e da Sociedade Brasileira de Química, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio do Edital de Eventos da Fundação de Apoio à Pesquisa, e Universidade Federal da Paraíba.

De acordo com a coordenação do evento, a formação acadêmica não pode se limitar apenas à sala de aula, é preciso contemplar os aspectos que afetam a sociedade como um todo, entre os quais aqueles relacionados às questões ambientais. Isso amplia o campo de atuação profissional, visando corresponder às expectativas de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. O evento oportuniza aos participantes a possibilidade de atualizar seus conhecimentos, trocar experiências, interagir com os profissionais convidados, conhecer novos campos de atuação profissional e mostrar seu trabalho. A programação inclui conferências, palestras, minicursos, sessão de painéis e de comunicação oral, envolvendo profissionais de todo país.

eventoquimica.1.jpg

Numa programação paralela ao VI Encontro de QUÍMICA da UFPB estará sendo realizado o II Workshop de Ensino de Química e I Workshop de Pesquisa em Química. Entre os temas presentes estão: miniconferências em Automação e Instrumentação; Química Analítica e Quimiometria; Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica; Combustíveis e Materiais entre outros. Na parte de minicursos acontecem: Óleo residual de fritura: uma ponte entre a química sustentável e a educação ambiental; Hialotecnica: tecnologia a serviço do ensino, ciência e inovação sustentáveis; Construção de instrumentos para ensino de química para deficientes visuais; Reaproveitamento do bagaço de cana-deaçúcar no tratamento de efluentes têxteis; Contaminantes emergentes em matrizes aquáticas: da quantificação a análises toxicológicas; e Aprendizagem de Química baseada em casos investigativos. Haverá ainda mesas redondas e palestras.

A programação completa está disponível em https://www.even3.com.br/6equfpb/.