Notícias
Horizontes da Inovação Entrevista - LIVE
Que respostas o radiotelescópio BINGO dará para a humanidade?

Horizontes da Inovação inicia nesta terça-feira, dia 13 de outubro, às 18 horas, o programa de entrevistas por LIVE transmitido pelo canal da Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba no Youtube: youtube.com/fapesqpb. O primeiro convidado será o pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande, Amílcar Rabelo, colaborador no Projeto BINGO, que está construindo um radiotelescópio no sertão da Paraíba. O simpático acrônimo resume um título menos compreensível para quem não é da área de física: em inglês, Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations (Observações de Gás Neutro das Oscilações Acústicas Bariônicas).
É um grande projeto científico de cooperação internacional em andamento na Paraíba que fará estudos para buscar respostas sobre a formação do universo. Os dados fornecidos pelo radiotelescópio BINGO poderão indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang, entre outras respostas que a humanidade busca ao longo de sua existência.
De forma simplificada, Amílcar Rabelo irá falar para que servirá o radiotelescópio BINGO, o envolvimento da Paraíba nesse projeto internacional, o impacto positivo na comunidade local e como está sendo financiado.
A entrevista será conduzida pela jornalista Márcia Dementshuk, da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, e contará com o apoio da equipe técnica da Fapesq.
Horizontes da Inovação Entrevista
Dia 13/10/2020
Às 18h
www.youtube.com/fapesqpb
Amílcar Rabelo: Físico com mestrado em Física pela UnB e doutorado em Física pela USP. Estágio de pós-doutoramento no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada e no Departamento de Física Teórica de la Universidad de Zaragoza, Espanha. Foi professor da UnB. Hoje é professor da Unidade Acadêmica de Física da UFCG. Atua em diversas áreas de física teórica - aplicações de teoria quântica de campo em áreas como informação quântica, matéria condensada e altas energias. Hoje em dia trabalha na colaboração internacional BINGO, que está construindo um grande radiotelescópio no Sertão da Paraíba para estudar cosmologia.