Notícias

Projeto de pesquisa Mais Médicos vira filme que será lançado neste dia 12

publicado: 11/12/2019 16h30, última modificação: 11/12/2019 16h46
Mais médicos_filme.jpeg

 

Será lançado nesta quinta-feira (12) o documentário ➕MÉDICOS produzido numa parceria entre os departamentos de Comunicação e de Promoção da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O filme é dirigido por Marcel Vieira e Ricardo Soares e faz interface com a Pesquisa de Avaliação do Impacto do Programa Mais Médicos, que obteve apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio de chamada pública da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). "A equipe visitou alguns municípios do Litoral ao Sertão paraibano conhecendo as percepções de profissionais, gestores e usuários sobre o Programa Mais Médicos e transformou em filme um pouco da vivência", disse Ricardo de Sousa Soares, coordenador da pesquisa.

O documentário será lançado às 14 horas do dia 12/12, no Cine Aruanda - UFPB -João Pessoa/PB, e no dia 13/12 às 13:30h no encontro local envolvendo os médicos do programa.

O Estudo de Avaliação do Impacto do Programa Mais Médicos é fruto da união entre pesquisadores da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Imperial College London, no Reino Unido, que estudaram o Programa Mais Médicos (PMM), para avaliar se o provimento de médicos do Programa afetou os desfechos de saúde e as desigualdades na saúde e determinou se os impactos do programa de saúde em geral foram planejados e atendidos.  A pesquisa está entre as oito selecionadas no Brasíl, na Medical Research Council, do Fundo Newton, Chamada Pública Confap-MRC: Health Systems Research Networks, em parceria com o Confap - Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, com a interveniência da Fapesq.

O Programa Mais Médicos iniciou em 2013 com os objetivos de expandir o número de médicos em áreas de difícil acesso. Um componente importante nessa política foi um provimento de médicos para a Atenção Básica em áreas que comumente não conseguiam médico, incluindo o incentivo a médicos formados no Brasil, brasileiros formados no exterior, estrangeiros, e o acordo entre os governos de Brasil e Cuba, com a vinda de médicos cubanos.

Com a eleição do novo governo federal e o fim da cooperação com Cuba, o Ministério da Saúde lançou um novo programa: Médicos pelo Brasil recentemente aprovado com modificações na Câmara Federal e Senado aguardando a sanção presidencial.

Conforme o pesquisador Ricardo Soares (UFPB), com as modificações do programa de provimento reforça mais ainda a necessidade de estudos sobre o Programa Mais Médicos e os impactos das mudanças propostas. O documentário traz relatos importantes da população e dos profissionais de que o Mais Médicos trouxe a presença do médico junto com a equipe de saúde e ajudou a qualificar o cuidado na Atenção Básica.

Os dados da pesquisa qualitativa e quantitativa do estudo nacional ainda estão em fase de análise e escrita dos resultados e devem ser publicados em breve.