Notícias

Picuí reúne autoridades e instituições de ensino em seminário de abertura de Projeto de Educação Ambiental

publicado: 28/01/2022 14h51, última modificação: 28/01/2022 15h05
Nesta quinta-feira (27) em Picuí, representantes do Estado e das instituições de ensino estiveram presentes no seminário de abertura do projeto Educação Ambiental, que irá desenvolver pesquisas e ações socioambientais nas regiões do Seridó e Curimataú Paraibano.
Público.jpeg

Município de Picuí e região serão beneficiados com um Projeto de Educação Ambiental financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, com recursos oriundos de ementa impositiva do deputado estadual Buba Germano (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A execução ocorrerá através da coordenação do Curso de agroecologia do Instituto Federal da Paraíba – Campus Picuí (IFPB) em parceria com universidades e agentes públicos, no qual serão realizados trabalhos de campo que abrangerão a 4ª Região geoadministrativa, como também expedições e atividades socioambientais na Unidade de Conservação Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, no município de Picuí na Paraíba.

mesa.jpegNesta quinta-feira (27) em Picuí, representantes do Estado e das instituições de ensino estiveram presentes no seminário de abertura do projeto Educação Ambiental, que irá desenvolver pesquisas e ações socioambientais nas regiões do Seridó e Curimataú Paraibano. O evento ocorreu no auditório da Escola E.C.I.T Professor Lordão. O projeto tem como principal objetivo realizar em 2022 um levantamento da composição florística e faunística predominantes no Seridó e Curimataú, dentro de um programa de Educação Ambiental com ênfase na quarta região administrativa da Paraíba, visando o conhecimento e a preservação do Bioma Caatinga em contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda Global-2030 (ODS).

 

RG.jpegO planejamento desta ação visa a mobilização e capacitação de agentes sociais, através de uma equipe multidisciplinar, para promover o desenvolvimento sustentável através de práticas socioeducativas e difusão do conhecimento científico e ambiental.

 

Documento.jpegDurante o seminário de apresentação Roberto Germano, presidente da Fapesq, e Jeane Martins, coordenadora do projeto, assinaram o termo de outorga que viabilizará a execução da pesquisa. Na oportunidade, Mônica Tejo, Diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Luciano Albino, Chefe de gabinete da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) assinaram como testemunhas a formalização do projeto.

Também compuseram a mesa da solenidade Márcio Chaves, coordenador do Curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Rubens Freire, Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Inalda Beder pesquisadora e articuladora do projeto de Territorialização dos ODS nos municípios pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Emmanuel Moreira, coordenador de pesquisa do INSA.

Estiveram presentes no evento o professor Maricléferson Gomes, gerente regional de Educação da 4ª Região; Udenilson Oliveira, presidente da Associação Trilhas na Caatinga; Neto Nepomuceno (DEM) prefeito de Barra de Santa Rosa; Neide Oliveira prefeita de Sossêgo (CIDADANIA), como também parceiros do projeto, secretários municiais da educação, do turismo representando os 12 municípios da região.

 

Informações: Assessoria do Projeto Educação Ambiental
Imagens: Valécia Estrela