Notícias
Programa Plantando Ideias foi apresentado hoje (23) a professores da Rede Estadual de Ensino da PB
O Programa Plantando Ideias foi apresentado na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Centro de Formação, em Mangabeira, a professores da 1ª Regional de Ensino do Estado da Paraíba, pelo técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Vlaminck Paiva. Consiste na implantação de um espaço pedagógico multidisciplinar, onde por meio do manejo de hortas orgânicas é possível praticar a teoria vista em sala de aula e desenvolver a visão holística necessária para o desenvolvimento humano e ambiental. O Programa será executado pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (SEECT/Fapesq) e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária - EMPAER.
De acordo com o idealizador do Programa, a horta inserida em espaço escolar é um “laboratório vivo”, pois, possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas e interdisciplinares, integrando o aluno ao meio ambiente, unindo teoria e prática, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando trabalho coletivo e cooperado entre os alunos e professores envolvidos, trazendo ainda uma reflexão da importância dos recursos naturais para a sobrevivência dos seres vivos.
O espaço pedagógico hortas orgânicas, além de encontrar um ambiente propício na escola, permite a multidisciplinaridade como um fator de integração de conhecimentos e dos próprios alunos e professores, pela a prática do saber e do fazer coletivo, torna-se um campo vasto de aprendizagem comunitário e um laboratório de boas experiências e vivências, em possíveis 657 escolas, com um universo de 273.613 alunos.
O objetivo principal do Programa é aproximar os alunos à natureza, gerando uma importante relação afetuosa com a mesma, de modo a conscientizá-los sobre o que se aprende em sala de aula e sua aplicação prática na vida cotidiana. Destacando a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos para a saúde humana e o meio ambiente, como o entendimento dos processos de transformações destes alimentos.
A intenção é utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas práticas multidisciplinares relacionadas aos conteúdos vistos em sala de aula; Trabalhar conceitos de educação ambiental; Promover a educação alimentar; Despertar para o entendimento nos processos de transformação dos alimentos, seus derivados e resíduos, como ponto de partida para o empreendedorismo; Promover reflexões sobre o tempo, o espaço, condições naturais, relações interpessoais e com o meio ambiente; Valorizar o trabalho em equipe, potencializando saberes e fazeres da coletividade, estimulando a solidariedade e cooperação; Oportunizar o entendimento sobre o trabalho da Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, compreendendo sua importância e essencialidade para o desenvolvimento agropecuário e das famílias que, principalmente, vivem no campo; Estimular a socialização de boas ideias e práticas, por meio de ferramentas de comunicação e mídias sociais;
As hortas orgânicas serão implantadas nas escolas da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba. Esse trabalho tem seu direcionamento voltado para as percepções do ambiente, a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos para a saúde e meio ambiente e o entendimento dos processos de transformações destes alimentos, através de atividades teóricas e práticas no contexto da educação ambiental. Cada escola deverá adquirir um “kit Plantando Ideias”, composto por Ancinho rastelo (1), Bandeja para produção de mudas, 200 células (2), Carro de mão (1), Conjunto jardinagem (1), Enxada com cabo (2), Enxadão com cabo (1), Pá quadrada (1), Pá redonda (1), Regador plástico (2), e implantar um sistema de irrigação de acordo com a realidade de cada escola, considerando a área e fonte hídrica.
A implantação do Programa Plantando Ideias nas escolas se dará em 5 (cinco) etapas:
1ª tapa, apresentação do Programa aos alunos, professores, servidores da escola e aos Pais dos alunos, quando possível;
2ª etapa, planejamento entre a equipe pedagógica da escola e a equipe técnica da EMPAER, das ações, definindo as respectivas responsabilidades. No referido planejamento pode-se levar em conta as datas e eventos comemorativos, tais como Dia da Árvore, Dia Mundial da Água, Dia Nacional da Caatinga, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial da Juventude, Dia do agricultor, Dia Mundial da Alimentação, dentre outros relacionados. Outro ponto que deve conter no planejamento são os temas e ferramentas relacionados as disciplinas que serão abordados na horta, tais como matemática, utilizando a ferramenta trena para medir área, perímetro, e ideia de escala, por exemplo;
3ª etapa, escolha do espaço físico e início da implantação da horta orgânica, seguindo o planejamento construído na 2ª etapa;
4ª etapa, comunicar a respectiva Gerência Regional de Ensino a data de implantação do programa na escola, enviando a mesma seu planejamento;
5ª comunicar para a sociedade, por meio de notícias, utilizando a ferramenta pedagógica de Educomunicação “liveblog Plantando Ideias”, acessível pelo site da Fapesq. Para esta etapa a escola selecionará um responsável, que será capacitado para utilização da referida ferramenta.
Situação Atual
Em 14 Gerencias Regionais de Ensino – GRE 586 escolas responderam o questionário e 419 estão aptas a implantação do Programa Plantando Ideias, sendo:
✔ 322 escolas com água encanada, sem problemas de abastecimento e com caixa d’água. Sem projeto em parceria com a EMPAER;
✔ 35 escolas com projeto em parceria com a EMPAER;
✔ 5 escolas sem auxiliares de serviços gerais;
✔ 380 escolas entre 1 e 3 auxiliares de serviços gerais;
✔ 175 escolas entre 4 e 6 auxiliares de serviços gerais;
✔ 26 escolas com mais de 6 auxiliares de serviços gerais;
Resultados Esperados
● Incremento no processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos pedagógicos, da educação ambiental e alimentar;
● Estudo de uma proposta de complementação na grade disciplinar, incluindo programas como o Plantando Ideias;
● O surgimento de ideias que proporcionem ações empreendedoras;
● Compreensão da importância dos serviços de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Agropecuário para a sociedade;
● Aprendizagem na produção textual e utilização adequada de ferramentas digitais pelos estudantes no processo de comunicação com a sociedade, sobre suas ações, percepções e conclusões relacionadas a experiência do Plantando Ideias.