Notícias
Presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, é empossada no Conselho Deliberativo do CNPq
Maior instância de poder decisório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Deliberativo realizou sua 176ª reunião na última quarta-feira, 21, na sede da agência, em Brasília. Na pauta, apresentações dos diretores do CNPq sobre a situação orçamentária, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e a reformulação do Comitê de Editoração, além da exposição de estudo sobre as bolsas de iniciação científica feito pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Na reunião, foi empossada a nova conselheira, Maria Zaira Turchi, eleita recentemente para assumir o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e aprovados os novos nomes para os Comitês de Assessoramento (CA) do CNPq. O processo de renovação de membros dos CAs, cujos mandatos terminam até junho de 2017, incluiu uma consulta à comunidade científica nacional, pesquisadores nível 1 e sociedades científicas.
O presidente do CNPq, Mario Neto Borges, falou, ainda, dos ajustes efetuados na estrutura da agência, transferindo a Cooperação Internacional para vínculo direto com o gabinete da presidência e a inovação para a Diretoria de Cooperação Institucional. “O objetivo é fortalecer dois pilares muito importantes, incentivando a internacionalização do CNPq e a as parcerias com as empresa”, ressaltou Neto Borges.
Os conselheiros apresentaram contribuições importantes para a definição de indicadores de resultados dos INCTs, que entram em uma nova etapa com a contratação dos institutos aprovados no último edital. “Essa discussão estimulada hoje, vai ajudar a aprimorar a avaliação e o andamento desses novos institutos”, afirmou o presidente do CNPq.
O CD é presidido pelo presidente do CNPq e composto, atualmente, por Elton Santa Fé Zacarias, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Marcos Cintra, presidente da Finep; Maria Zaira Turchi, presidente do Confap; Abílio Afonso Baeta Neves, presidente da Capes; Regina Pekelmann Markus, Walter Colli, João Fernando Gomes de Oliveira e Sérgio França Adorno Cabral, professores da USP; Muniz Sodré de Araújo Cabral, da UFRJ; Fernando Galembeck, da Unicamp; Arthur João Catto, do Instituto de Pesquisas Eldorado; Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta, da Natura; Renato de Aquino Faria Nunes, da Rede Mineira de Inovação (RMI); Luis Fernando Dagnone Cassinelli, da Elabora Consultoria; Ruben Arnoldo Soto Delgado, da Topos Informática; Sebastião Lauro Nau, da WEG Equipamentos Elétricos S.A; e Raphael Dorsa Neto, representante dos Servidores do CNPq.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq.