Notícias
Presidente da Fapesq se reúne com reitora da UEPB e equipe técnica
Reunião com reitora da UEPB e equipe técnica. Foto: Hipólito Lucena
Nesta quarta-feira (19) o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Antonio Guedes Rangel Junior, participou de reunião com a reitora da UEPB, Célia Regina Diniz; o Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior e a pró-reitora adjunta Nadja Maria da Silva Oliveira; a coordenadora do Pibid - Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, Paula Castro, e o chefe de gabinete Luciano Albino. A reunião foi realizada no gabinete da reitora e teve como objetivo dar continuidade à política de diálogo aberto entre a Fapesq e as universidades. O presidente da Fapesq já se reuniu recentemente com a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e nos próximos dias estará com a agenda de reuniões com as reitorias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), numa missão de ouvir as reais necessidades da academia.
No encontro com a reitora e equipe técnica da UEPB, o presidente da Fapesq confirmou a republicação dos editais de apoio à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação da UEPB, executados pela Fapesq, e reajuste das bolsas de graduação e pós-graduação dos programas da Universidade Estadual. Segundo ele, estes novos editais repetirão no mínimo os recursos que foram destinados nos editas anteriores. "Haverá a manutenção do reajuste, especialmente nos valores das bolsas", afirmou. Segundo Rangel Junior, os valores das bolsas dos novos editais, sejam vinculadas à graduação, mestrado ou doutorado, serão compatíveis com os das bolsas federais.
Sobre novas chamadas, Rangel Junior falou do compromisso da Fapesq juntamente com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) apresentarem nos próximos dias um calendário de editais, que será publicado em 2023. "Estamos construindo essa pauta em comum, buscando apresentar alternativas para duas novas modalidades de editais. Um de fluxo contínuo para custeio e atividade em laboratórios de pesquisas e também laboratórios em geral, que têm dificuldades muitas vezes em aquisição de insumos, ou outros serviços" enfatizou. O outro edital prospectado seria voltado para manutenção de equipamentos dos laboratórios de pesquisa. A previsão é de que sejam publicados ainda neste semestre.
Isso vem ao encontro do conjunto de demandas apresentado pela reitora da UEPB, que entre outros pontos elencou a necessidade de lançamento de editais destinados a financiamento de pesquisa e inovação especificamente da UEPB. A reitora solicitou que a Fapesq possa atuar junto ao governo do estado para apresentar estes editais e recursos específicos, destinados a programas de bolsas para pesquisa, tecnologia e inovação exclusivamente da UEPB. As reivindicações estão em pauta para acordos mútuos entre UEPB e governo do estado através da Fapesq e SECTIES.