Notícias

Presidente da Fapesq recebe representantes de Associações de Pós-Graduandos

publicado: 27/02/2023 16h57, última modificação: 27/02/2023 17h18
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Reunião pós-graduandos 27.2.jpeg
reunião 1.jpeg
Reuniao 2.jpg

Em reunião realizada na manhã de hoje (27), em Campina Grande, representantes de associações de pós-graduandos e programas de pós-graduação entregaram aos dirigentes da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) um documento que revela reivindicações e a real situação referente a valores de bolsas e política de sobrevivência dos bolsistas.

Participaram da reunião Rangel Júnior, presidente da Fapesq; Ruth Silveira e Patrícia Costa, coordenadoras de Programas e Projetos, e Manoel Morais, coord. Administrativo Financeiro da Fundação; Flor Ribeiro, diretora de Cultura da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Luiz Vitor Andrade, dirigente Estatual da ANPG; Victor Arruda, presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFPB (APG - UFPB); Fabrícia Souza, vice-presidente da APG - UFPB; Jamilah Lucena, representante discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPB, bolsista de Mestrado da Fapesq-PB; João Medeiros, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo da UFPB (Campus II), bolsista de Doutorado da Fapesq-PB e Gabriel Lopes, mestrando em História e Representação Discente da UFCG.

A ANPG junto às APGs e pós-graduandos de todo o Brasil continuam sua campanha pela valorização do jovem pesquisador. De acordo com os representantes dos pós-graduandos, as FAPs são fundamentais para o desenvolvimento regional. A Fapesq tem participação fundamental nesse objetivo, além de consolidar os programas de pós-graduação da Paraíba. "Esse é um papel importantíssimo num cenário histórico de desigualdade regional da Ciência.

O presidente da Fapesq, Rangel Junior, confirmou que o reajuste irá acontecer. "A meta é utilizar as mesmas bases do que foi dado pela Capes e CNPq e os estudos já estão sendo feitos para executar a partir de abril". A decisão final cabe ao governador e deverá ser anunciada em breve pelo próprio governador João Azevedo e pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, afirmou.

Segundo Luiz Vitor Andrade, dirigente estadual da ANPG, será articulada a criação de um grupo como observatório para a Ciência e Tecnologia do estado onde irá se discutir as políticas para os pós-graduandos. A Associação Nacional de Pós-Graduandos irá montar um calendário de luta de mobilização junto aos deputados estaduais, federais e senadores para garantir uma verba destinada a CeT do estado da PB, no intuito de que a Fundação consiga ter uma ampliação das bolsas ofertadas e para auxiliar o governo do estado no fomento das bolsas que já existem, e criação de novas bolsas. Na próxima segunda-feira, está agendada nova reunião, com o secretário de CTIES e o presidente da Fapesq, para continuar as discussões sobre o reajuste das bolsas e outras demandas dos pós-graduandos.

Fotos: Luiz Vitor Andrade e Iann Coelho