Notícias
Presidente da Fapesq participa de visita a áreas produtivas do Programa Água Doce no Cariri paraibano
Na última quinta-feira (16) o presidente da Fapesq, Roberto Germano, esteve com uma comitiva de especialistas, visitando as áreas produtivas do Programa Água Doce/PB (PAD) nas cidades de Amparo e Sumé, Cariri paraibano. O presidente da Fapesq, juntamente com Robi Tabolka dos Santos, coordenador do Programa Água Doce/PB; Ana Beatriz Alves, bolsista do PAD/PB; e os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus Areia, Albericio e Arisvaldo, foram recepcionados por José Nogueira de Morais, presidente da Associação do Assentamento Fazenda Mata, Amparo, para acompanhar o desenvolvimento dos dessalinizadores na região. O presidente da Associação apresentou as áreas produtivas do projeto.
A comitiva conheceu as áreas de produção de palma e atriplex, no Assentamento Tigre, em Sumé, e de milho, banana, palma e capim elefante, em Amparo, irrigadas com o uso de água salina dos poços e concentrado da dessalinização . A água também é utilizada pelos produtores locais para a dessedentação animal. Em Amparo são beneficiados com o Programa Água Doce em torno de 55 famílias. Estão operando atualmente na Paraíba 93 sistema de dessalinização, que beneficiam mais de 60 mil pessoas direta e indiretamente. Robi Tabolka explicou que a água dessalinizada é utilizada para o consumo humano dos moradores atendidos pelo Programa.
O presidente da Fapesq, Roberto Germano, destacou a grande importância do Programa Água Doce na Paraíba. "O quanto é importante uma política pública que respeite a cidadania, fazendo com que a população tenha direito a beber uma água de boa qualidade. Essa é uma ação que tem por objetivo primordial oferecer às comunidades carentes da zona rural o consumo de água de qualidade considerando que a água é vida".
O PROGRAMA
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região. Na Paraíba, o programa é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Estado e executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba.