Notícias
Cinquenta e cinco membros titulares e suplentes, entre eles seis funcionários eleitos, assumiram os cargos em cerimônia que contou com representantes do futuro ministro Marcos Pontes
Presidente da Fapesq é empossado em Brasília membro do Conselho Consultivo da Finep
A Finep deu posse na manhã desta quarta-feira, 12, a seu Conselho Consultivo em uma cerimônia realizada na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília. Ao todo, foram empossados 55 conselheiros (titulares e suplentes) dos quais seis são funcionários da empresa, escolhidos por votação realizada em setembro passado. O conselho consultivo é um órgão colegiado que tem como objetivo assessorar a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração em assuntos de caráter estratégico para que a Finep cumpra sua missão institucional e seu papel social. Seus membros tem um mandato de dois anos.
“A nomeação desse conselho é mais um sinal de que a Finep é uma empresa respeitada entre a comunidade científica e tecnológica, que soube mudar e se reinventar para fazer frente aos desafios e às dificuldades do setor científico-tecnológico”, disse o ministro Gilberto Kassab, durante a abertura da cerimônia, realizada na Sala dos Conselhos do MCTIC.
O presidente da Finep, Ronaldo Camargo, ressaltou o esforço da empresa em superar desafios, entre eles o contingenciamento de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). “Passamos por mudanças e reestruturações para fazer frente às dificuldades inerentes à redução dos repasses do fundo, mas os resultados são visíveis”, disse Ronaldo. “E melhor prova de que nos saímos muito bem nessa missão foi a manifestação do futuro titular do MCTIC, Marcos Pontes, na semana passada, ao declarar que a empresa era fundamental para a estrutura do ministério”.
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Claudio Furtado, é um dos membros empossado no Conselho Consultivo da Finep. Para o presidente da Fapesq, a participação dele no Conselho representa uma força maior nas decisões, ações e investimentos para os Estados da região Nordeste.
O calendário de atividades do Conselho Consultivo da Finep prevê quatro reuniões para 2019, nos meses de março, junho, setembro e dezembro.
(Ascom Fapesq/Com Informações Finep)