Notícias

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018 divulga lista de vencedores

publicado: 18/09/2019 08h40, última modificação: 18/09/2019 08h43
premio mercosul destaque.png

 

A comissão julgadora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia selecionou os vencedores da edição 2018, que teve como tema Indústria 4.0. No total, cinco trabalhos serão premiados e outros seis receberão menção honrosa, em cerimônia agendada para o dia 31 de outubro, em Brasília. Os trabalhos escolhidos foram realizados no Brasil, no Uruguai e na Argentina e têm como temas questões ligadas à agricultura 4.0, Internet das Coisas, indústria têxtil, entre outros.

Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, os trabalhos passaram por uma avaliação muito criteriosa. "A qualidade das pesquisas é inquestionável. Esses pesquisadores devem ser motivo de orgulho para seus países", afirma.

Alvim acredita que a iniciativa é uma forma de valorizar o trabalho daqueles que se dedicam à ciência e a tecnologia - desde estudantes do ensino médio e técnico até pesquisadores sênior - buscando soluções inovadoras para melhorar a vida da população. "Além de reconhecer e premiar os pesquisadores, o Prêmio Mercosul também cumpre um importante papel de estimular a produção científica direcionada às necessidades da população dos países que integram o bloco", avalia.

A iniciativa é patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Movimento Brasil Competitivo (MBC); do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai; e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.

O Prêmio

Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia busca incentivar e reconhecer pesquisadores com estudos que apresentem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Além disso, contribui para o processo de integração dos países do bloco, por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos.

Na edição passada, foram premiados cientistas do Brasil, da Argentina, da Venezuela e do Paraguai. Desde seu lançamento, o Prêmio Mercosul já recebeu mais de 2 mil trabalhos.

Confira a lista dos vencedores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018:

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Vencedor: Vitor Emanoel Gonçalves Pereira: "Automatização do Cultivo Hidropônico como Solução às Demandas da Agricultura 4.0: Utilização da Internet das Coisas (IOT) e Serviços em Nuvem". Orientador: André Bellieny Roberto da Silva

Menção Honrosa: Dalila Vaine Siqueira: "Sistema de monitoramento empregando automação e internet das coisas para o tratamento biológico de efluente têxtil". Orientadora: Ana Elisa Stefani Vercelheze

ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

Vencedor: Álvaro Cabrera: "Evaluación de las competencias necesarias para la trasformación 4.0 en el sector agropecuario: hacia un modelo holístico de implementación". Orientador: Daniel Jurburg Melnik

Menções Honrosas

Yago Daniel Souto: "Desenvolvimento de um estudo e construção de um bastão solar para obtenção de dados periódicos do solo". Orientador: Hidalyn Theodory Clemente Mattos de Souza

Martin Medina: "Expandiendo los límites de los negocios de las criptomonedas por medio del merged mining". Orientador: Esteban Mocskos

JOVEM PESQUISADOR

Vencedor: Thiago Gentil Ramires: "Previsão da invasão de plantas daninhas em cultivar de cana-de-açúcar usando imagem multiespectral"

Menção Honrosa: Gregório Couto Faria: "AI-brain: Dispositivo Polimérico Inteligente Aplicado à Agricultura 4.0"

PESQUISADOR SÊNIOR

Everton Castelão Tetila: "Uma abordagem de aprendizagem profunda para contagem automática de insetos-praga na soja". Orientador: Hemerson Pistori

Menção Honrosa: Jorge Otávio Trierweiler: "Avaliação, Diagnóstico e Manutenção de Controladores Preditivos na Indústria 4.0"

INTEGRAÇÃO

Vencedor: Marcelo Knörich Zuffo: "Família de Computadores de Placa Única para Plataforma Latino Americana de IoT e Indústria 4.0"

Menção Honrosa: Lucas Saldanha Ferreira: "Aplicação de visão computacional para automatização do processo de reconhecimento de placas de aço bruto"

Coordenação de Comunicação Social do CNPq