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Pesquisas voltadas à educação básica na PB recebem investimento de R$ 1 milhão

publicado: 13/10/2021 15h23, última modificação: 13/10/2021 15h42
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Três projetos de pesquisa de instituições de ensino superior vão receber apoio financeiro para pesquisas científicas aplicadas à educação básica na Paraíba. As pesquisas foram selecionadas no EDITAL Nº 35/2021, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), fruto de investimento do governo do estado orçado em mais de R$ 1 milhão.

O objetivo do edital é fomentar e apoiar pesquisas aplicadas com investigações que estejam vinculadas e comprometidas com a construção de soluções para os desafios à melhoria das políticas e práticas da Educação Básica, com a aplicação de metodologias que privilegiem a interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar. Além disso, promovam a participação ativa dos atores envolvidos, visando a superação de desigualdades educacionais nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.

Os projetos submetidos deverão contribuir para a consolidação das atividades de pesquisa acerca das problemáticas relativas à Educação Básica, com propostas de investigação que contemplem um dos seguintes Eixos e seus respectivos produtos: Eixo Gestão Educacional; Eixo Currículo, Práticas de Ensino e Formação docente; Eixo Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem Escolar. As propostas deverão ser executadas no prazo de até 12 meses.

Foram aprovadas as propostas: Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): Inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados (UFPB), orçada em R$ 348 mil; Formação continuada na educação básica: as práticas curriculares como eixos de desenvolvimento profissional (UFPB), orçada em R$ 349 mil; e Currículo e formação continuada docente: práticas e desafios da contemporaneidade (UFCG), orçada em R$ 350 mil.

A pesquisa Formação Continuada na Educação Básica: as práticas curriculares como eixos de desenvolvimento profissional, coordenado por Ana Cláudia da Silva Rodrigues (UFPB), objetiva desenvolver um projeto de Formação Continuada para docentes, organizado a partir da proposta curricular da rede estadual de ensino da Paraíba, assim como considerando as práticas pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras, já implementadas ou em implementação, no âmbito da educação básica, abrangendo suas etapas e modalidades, de modo a contemplar processos presenciais como em ambiente on-line de aprendizagens docentes, com vistas a elevar a qualidade da educação e alcançar melhores patamares na garantia do direito à educação e à aprendizagem escolar.

Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): Inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados, coordenado por Uyguaciara Veloso Castelo Branco (UFPB), busca Criar um modelo de Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB), como uma ferramenta informatizada de gestão de dados quantitativos e qualitativos, que propiciará um diagnóstico mais efetivo e eficiente, por meio do Mapa da Educação Básica do Estado da Paraíba, de relatos de boas práticas de gestão de FAPESQ - Projeto - 3 de 15 dados educacionais, da análise de indicadores que interrelacionam a educação básica e educação superior, assim como da formulação de um projeto para um curso de formação de facilitadores/as e multiplicadores/as institucionais, visando subsidiar a formulação de políticas públicas e de práticas de gestão e de planejamento da educação básica mais integradas às demandas e necessidades dos atores envolvidos, considerando o exposto no Plano Estadual de Educação, na perspectiva da melhoria da garantia do direito à educação

Já o projeto de pesquisa Currículo e formação continuada docente: práticas e desafios da contemporaneidade, coordenado por Marcia Candeia Rodrigues (UFCG), tem por objetivo sistematizar, mapear e descrever propostas curriculares implantadas ou em implantação no estado da Paraíba nas etapas do ensino fundamental e médio e suas modalidades. Reconhecer o impacto dos atuais modelos de formação docente e apresentar propostas consideradas inovadoras para professores da Educação Básica.

Vejam o resultado completo aqui.