Notícias
Pesquisadores da área de saúde apresentam resultados de pesquisas do PPSUS
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), reúne profissionais da área de saúde de instituições de ensino superior do Estado para o Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisas para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS. O evento vai ser realizado, nesta sexta-feira (5), no auditório do CCM - Centro de Ciências Médicas, da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.
Para a avaliação dos resultados das pesquisas estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, Cremildo Baptista e Marge Tenório; do CNPq, Suzana Oliveira, e da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega e Fernando Lopes, e da Coordenação de Programas e Projetos da Fapesq, Ruth Silveira e Patrícia Costa.
Serão apresentados projetos de pesquisa nos seguintes temas:
• Envelhecimento e Saúde,
• Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis,
• Gestão dos Serviços de Saúde, e
• Redução de Agravos e Riscos.
O Programa PPSUS:
Segundo o secretário-executivo da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, existe um déficit de 10 bilhões de dólares na balança comercial brasileira por ano referente a importações do SUS para a compra de insumos como medicamentos, próteses - materiais de alto valor agregado; e, por outro lado, há doenças no Brasil com alta incidência, como tuberculose, malária, sarampo, doença de chagas, dengue, etc., que ocorrem em menor escala em países do hemisfério Norte e, por conseguinte, não são feitas pesquisas sobre as mesmas.
"Portanto, o Ministério da Saúde teve a intenção de buscar nas universidades pesquisas que trouxessem soluções para doenças desse tipo e para o problema de gestão do sistema de saúde como um todo no Brasil. Nós ainda não temos um prontuário único por cidadão, por exemplo. E já poderíamos ter, pois detemos tecnologia para isso”, afirmou Furtado. Há necessidade de executar-se projetos nacionais que melhorem a gestão do SUS – melhorias na sistemática de atendimento e a atenção aos problemas de doenças locais, afirmou.
O PPSUS – Programa Pesquisa para o SUS (Ministério da Saúde), nasce para possibilitar essas pesquisas e atender à essa demanda. Na Paraíba, foram realizados 25 projetos. Orçamento de R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde, realizados através do CNPq em âmbito Federal (800 mil) e pela Fapesq na Paraíba (Governo Estadual 400 mil).
Com o sucesso no desenvolvimento do PPSUS na PB, que encerra nesta sexta-feira, segundo o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, o objetivo é ampliar esse orçamento para um total de R$ 3 milhões para o próximo edital.
Serviço
Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisas para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS
Data: 05/04
Início: 8h30
Local: Auditório do CCM - Centro de Ciências Médicas, da Universidade Federal da Paraíba
(Asscom SEECT/Fapesq)