Notícias

Pesquisa sobre Indústria Automobilística de Fibras Regionais é tema do Ciência&Ação desta quarta (9)

publicado: 07/09/2020 14h17, última modificação: 08/09/2020 13h43
Live Renate.jpeg

O presidente da Fapesq, Roberto Germano, recebe no Programa Ciência&Ação desta quarta-feira (9) a pesquisadora Renate Maria Ramos Wellen (UFPB), para falar sobre o projeto " Indústria Automobilística beneficiada por Projeto Fapesq/Fraunhofer através de Novas Rotas de síntese e Fibras Regionais". A pesquisa é fruto de colaboração internacional entre a Fapesq e Fraunhofer. Trata-se de projeto de desenvolvimento de componentes recicláveis para a indústria automobilística, junto com a Alemanha, utilizando óleos vegetais e a fibra do sisal.

O projeto é o desdobramento de uma descoberta dos pesquisadores da Paraíba na criação de um plástico biodegradável. Eles substituíram produtos de bases petrolíferas na composição do plástico por produtos naturais: o óleo da soja ou da linhaça e a mistura com o sisal para dar maior consistência ao novo material, mantendo as mesmas propriedades exigidas na utilização comercial, com a diferença de não atacar a natureza, como os plásticos atuais.

Sua realização é viabilizada na Paraíba pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT) por meio da Fapesq, por parte do Instituto Fraunhofer (IFAM), com sede em Bremen, na Alemanha; também é financiado pelo Governo Federal Alemão (Ministério Federal de Educação e Pesquisa - BMBF). E conta com a participação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de parceiros institucionais como a Fapesq, o INVENT GmbH, nova-Institut GmbH, Rabe design & engineering GmbH e a parceira comercial no Brasil, Sisal Gomes.

Saiba mais sobre a pesquisa no Ciência&Ação desta quarta-feira (9), às 19h30, no canal da Fapesq no YouTube.

Currículo

A Professora Renate Wellen é a Coordenadora Geral de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2, é docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMat), onde leciona cursos em Ciências dos Materiais e Materiais Poliméricos. É membro dos programas de Pós-Gradução dos Departamentos de Engenharia de Materiais da UFPB e da UFCG, orientando projetos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. É revisora dos jornais: Journal of Polymers and the Environment, Journal of Applied Polymer Science, Journal of the Brazilian Chemical Society, Engineered Science, Polymer Testing, Polímeros-Ciência e Tecnologia, Materials Research, Thermochimica Acta, Polymer, Polymers, Applied Chemical Engineering, Express Polymer Letters, International Journal of Thermal Sciences, International Journal of Forestry and Wood Science, Journal of Materials Research, Journal of Polymers and The Environment, MRS Communications, Polymer Composites, Materials Research Express, Polymer Engineering and Science, Chemistry Select,The Journal of Physical Chemistry, International Journal Of Chemical Kinetics. Com projetos aprovados em âmbito Nacional e Internacional, tem experiência no estudo de Termoplásticos e Termorrígidos, atuando nos temas: Cristalização e propriedades de polímeros, Processos de cura e controle de propriedades, Polímeros de base biológica, Modificação de polímeros e Compósitos poliméricos, Cinética de cristalização, Cinética de cura, Cinética de degradação, Cinética de biodegradação. Fez Pós-Doutorado no Fraunhofer IFAM (Bremen - Alemanha), atuando como membro do Departamento de Química de Plásticos Reforçados com Fibra. Em parceria com Cientistas do IFAM do Departamento de Adesivos tem atuado na pesquisa de Termorrígidos, Modificação de termorrígidos de base biológica, cinética de cura e produção de termorrígidos de alta performance com fibras naturais Brasileiras, nesse tema a professora atualmente orienta 2 projetos de Iniciação Científica, 4 Projetos de Mestrado e 4 Projetos de Doutorado.