Notícias

Pesquisa financiada pelo CNPq é premiada em Dublin na Irlanda

publicado: 24/08/2016 11h38, última modificação: 19/10/2018 09h49

 

A professora Brunna Cristina Bremer Boaventura, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciada com Prêmio Internacional mais importante concedido a um jovem pesquisador na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o IUFoST Young Scientist Award.

A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira, 22 de agosto, em Dublin, Irlanda, durante o 18th World Congress of Food Science and Technology (IUFoST 2016). Brunna estava acompanhada de sua orientadora, a professora e doutora Renata Amboni.

A pesquisa sobre efeitos da erva-mate foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e a CAPES. Brunna Faz parte do Grupo de Estudos em Nutrição e Estresse Oxidativo (GENEO), do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Consumo Alimentar (CNPq).

Antioxidantes

A pesquisa estudou os efeitos da crioconcentração (concentração por refrigeração) de compostos bioativos com atividade antioxidante do extrato aquoso de folhas de erva-mate. A pesquisadora concluiu que o consumo do extrato submetido ao processo de crioconcentração proporcionou melhora no estado antioxidante de seres humanos saudáveis, quando comparado ao consumo da versão não crioconcentrada.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq