Notícias

Pesquisa estuda impactos das ações climáticas nas zonas costeiras brasileiras

publicado: 14/02/2017 14h54, última modificação: 19/10/2018 09h51

 

Projeto desenvolvido pelo bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Piazza Meireles, obtém importantes resultados para um entendimento de como os impactos das alterações climáticas refletem na estratigrafia e na evolução morfodinâmica de longo prazo na zona costeira e plataforma continental interna da ilha de Santa Catarina e regiões marinhas adjacentes.

O projeto denominado "STRATSHORE" foi desenvolvido por Piazza Meireles sob Coordenação do Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Antonio Henrique da Fontoura Klein. Ricardo Piazza Meireles foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico pelo programa Ciência sem Fronteiras - Atração de Jovens Talentos e é bolsista de Pós-doutorado do CNPq.

O trabalho faz parte dos esforços conjuntos de dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq - INCT Clima, sub-rede Zonas Costeiras, e INCT-Mar-COI, sub rede Geodiversidade. A partir de uma escala geológica dos últimos 10 mil anos, Meireles explica que foi utilizado perfiladores sísmicos capazes de evidenciar variações no arranjo estrutural e de deposição de camadas em sub-superfície, impossíveis de se estudar sem a utilização desses métodos indiretos.

Graduado em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Mestre em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB); Ricardo Piazza Meireles é Doutor em Ciências do Mar pela Universidade dos Açores (Portugal) (validação de diploma em Oceanografia Geológica pela Universidade de São Paulo (USP).

Veja aqui o vídeo com os principais resultados da pesquisa!

Coordenação de Comunicação do CNPq.