Notícias

Edital Fapesq/Fapesp

Pesquisa de professor do CI/UFPB é selecionada dentre mais de 140 projetos

publicado: 03/09/2020 14h17, última modificação: 03/09/2020 14h21
Anand Subramanian e equipe receberão incentivos da FAPESQ/PB e FAPESP para desenvolver pesquisa sobre roteamento de veículos
Madrilena - pesquisa.jpg

Resultado de chamada de fomento à pesquisa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgado, recentemente, reafirma o grau de excelência e pioneirismo científico dos pesquisadores do Centro de Informática (CI) da UFPB. O nome do professor Anand Subramanian figura no seleto grupo de coordenadores de dez projetos que foram selecionados, por essas fundações, dentre mais de 140 que concorreram a incentivos fiscais e laboratoriais para incremento de pesquisas.

O professor Anand Subramanian submeteu à chamada pública o projeto "Problemas de roteamento de veículos ricos: modelos e algoritmos para variantes determinísticas e estocásticas". No âmbito do CI, o projeto tem na equipe os pesquisadores Bruno Petrato Bruck e Teobaldo Leite Bulhões, além da colaboração de Walton Pereira Coutinho, da UFCG, e Pedro Augusto Munari Junior, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ele atribui o resultado favorável no disputado edital ao fato de o seu histórico científico de soluções apresentadas na área de roteamento de veículos registrar um grande número de citações da literatura, em periódicos internacionais voltados a área de Pesquisa Operacional e Otimização.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Subramanian também credita a escolha a outros fatores como o avanço da pesquisa, mediante a apresentação de resultados preliminares efetivos, através do desenvolvimento de algoritmos altamente competitivos, que já mostraram ser possível minimizar os custos com transporte de produtos.

O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) se tornou um dos grandes desafios nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Pesquisa Operacional na atualidade.

Texto: Madrilena Feitosa, Assessoria de Comunicação do CI/UFPB