Notícias
Pesquisa da UFCG sobre arborização urbana no Semiárido é premiada em Congresso Nacional
Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizaram estudos e produziram um rico material de pesquisa sobre a importância da arborização urbana com foco na área urbana de Patos, Sertão da Paraíba, e nas espécies da Caatinga. A partir do tema “Aspectos silviculturais de espécies florestais da Caatinga, com ênfase em sementes, produção de mudas e povoamentos florestais” foram produzidos dois trabalhos apresentados no 27º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em São José dos Campos – SP, tendo sido premiados em 1º e 2º lugares. O projeto conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).
O agrônomo, bolsista de pós-doutorado, Dr. Thiago Costa Ferreira, ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFCG, realizou pesquisas paralelas ao seu plano de trabalho, primordiais para o êxito da pesquisa, sobre a supervisão da professora Dra. Cheila Ferreira, e participação das docentes Dra. Patrícia Carneiro, Dra. Ivonete Bakker e Dra. Jussara Silva (UFCG/CTRS-Campus Patos).
Para participar do Congresso foram produzidos dois resumos: “Espécies arbóreas utilizadas na arborização urbana de Patos - PB” e “Dendrologia de espécies arbóreas da Caatinga versus arborização urbana”. Os trabalhos foram apresentados pela autora Dra. Patrícia Carneiro e obtiveram primeiro e segundo lugares, respectivamente, no Eixo Temático Florestas Urbanas e as Cidades Carbono. De acordo com Thiago, os estudos receberam convite para serem publicados de maneira expandida na Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, periódico central da área de arborização urbana brasileira.
“Para mim, uma gratificante honra, estar produzindo textos de relevância e qualidade na área da arborização urbana e ser premiado em um congresso nacional. Pois este não seria o foco do meu plano de trabalho atual, mas com o direcionamento das docentes do PPGCF/UFCG pôde alcançar este feito inestimável”, afirmou Thiago.
De acordo com Thiago, as pesquisas identificaram na arborização de Patos espécies como craibeira, ipê roxo, mororó, catingueira e pereiro, dentro outras, principalmente pela sua beleza cênica e manejo fácil, porém, existe uma prevalência de espécies exóticas, principalmente nim indiano. “Precisamos melhorar políticas públicas em relação a arborização, tendo em vista a educação ambiental e fomento da atividade nos municípios”, enfatizou Thiago.