Notícias

Pela primeira vez, brasileiros recebem prêmio de melhor artigo científico da Sociedade Americana de Ficologia

publicado: 12/08/2016 09h15, última modificação: 19/10/2018 09h49

 

Trabalho liderado por pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) recebeu, no dia 28 de julho, o "Provasoli Award", concedido pela Sociedade Americana de Ficologia (Phycological Society of America).  Este prêmio, de reconhecimento mundial, é concedido anualmente, desde 1986 (http://www.psaalgae.org/provasoli-award/), mas essa é a primeira vez que um grupo de pesquisa brasileiro é agraciado com tal honraria.   

O Prêmio foi entregue a Wladimir C. Paradas, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como reconhecimento ao melhor trabalho publicado em 2015 na conceituada revista Journal of Phycology e foi entregue na sessão de encerramento do encontro da PSA realizada na John Carroll University, Cleveland, Ohio. 

O trabalho - Mevalonosomes: specific vacuoles containing the mevalonate pathway in Plocamium brasiliense cortical cells (Rhodophyta) - destaca os aspectos da importância evolutiva da produção e compartimentalização de substâncias que podem auxiliar algas e plantas a armazenar e secretar substâncias que atuam na mediação das interações com competidores, organismos incrustantes e herbívoros. A descoberta principal do trabalho é de que a enzima que catalisa o primeiro passo da via de biossíntese do ácido mevalônico é encontrada em estruturas celulares que ainda não haviam sido descritas e que foram batizadas pelos autores com o nome de mevalonossomos. A linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa está focada na caracterização das vias de biossíntese de produtos naturais ou metabólitos secundários, processos de armazenamento celular e fornecem informações acerca da toxicidade, funções ecológicas e aplicabilidade biotecnológica de substâncias naturais na indústria farmacêutica e de anti-incrustantes. 

O grupo de pesquisa responsável pela pesquisa é liderado por Gilberto M. Amado Filho e Leonardo T. Salgado (Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro) e por Renato C. Pereira (Universidade Federal Fluminense), todo Bolsistas de Produtividade do CNPq e Cientistas do Estado da FAPERJ.  Participaram, também, como co-autores do artigo, os professores Alphonse Kelecom (UFF) Angélica Ribeiro Soares (UFRJ), Bernardo A P. Gama (UFF), Claire Hellio (Portsmouth University), Leonardo R. Andrade (UFRJ) e os alunos de graduação e pós-graduação, Geysa M. Soares (JBRJ), Lilian J. Hill (JBRJ), Ricardo R. Paranhos (UFF) e Thalita M. Crespo (JBRJ).  

O CNPq, a FAPERJ e a CAPES apoiaram financeiramente a pesquisa até 2015.  

 

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

com informações do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro