Notícias

PEIEX PB amplia parcerias técnicas com instituições e participa de evento do Unipê

publicado: 30/11/2021 12h01, última modificação: 30/11/2021 12h14
Reunião Docas.jpg

Reunião na Companhia Docas da Paraíba

O Núcleo PEIEX-PB está com novas parcerias que vão ampliar o leque de atuação no Estado. O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), ofertado pela Apex-Brasil, está em sua segunda edição, sendo executado, desde julho/2021, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ PB). Conta com seu Núcleo Operacional em João Pessoa e um Polo em Campina Grande, e tem por meta atender 100 empresas no período de agosto/2021 a julho/2023. Os empresários locais interessados podem solicitar uma reunião com a equipe técnica do Programa encaminhando e-mail para atendimento.peiex@fapesq.rpp.br.

Uma das diretrizes de execução do PEIEX é o estabelecimento de parcerias com instituições locais que tenham capacidade de ofertar soluções específicas (consultoria de gestão, estudos de mercado, design de produtos e embalagens, produção de softwares, análises químicas e de materiais etc.) para empresas atendidas pelo Programa. O objetivo é ampliar a cobertura de necessidades no processo de preparação estratégica e operacional para exportar.

Em outubro, a Equipe do Núcleo João Pessoa iniciou uma série de contatos institucionais no esforço de desenvolvimento dessas parcerias técnicas. Houve reuniões com as instituições UFCG, UFPB, SENAR/CNA, SECITEC João Pessoa (http://fapesq.rpp.br/noticias/fapesq-participa-de-reuniao-com-a-secretaria-de-cet-da-pmjpe), Unipê, PB Júnior e SENAI PB (http://fapesq.rpp.br/noticias/peiex-pb-firma-parceria-com-instituicoes-de-ensino-pesquisa-e-inovacao-da-pb), além de contatos telefônicos ou presenciais iniciais com a FIEP/CIN, a UEPB e a FECOMÉRCIO-PB/Câmara Brasileira de Comércio Exterior do estado da Paraíba.

Reunião com o SEBRAE PB

Na tarde do dia 8 de novembro, juntamente com o Presidente da FAPESQ-PB, Roberto Germano, a Equipe do Núcleo Operacional, representada pela Coordenadora Márcia Paixão e o Monitor Paulo Félix, estiveram em reunião com o Diretor Técnico do SEBRAE PB, Luiz Alberto Amorim.

Na oportunidade, foi celebrada parceria na forma de apoio com infraestrutura para a realização do evento de lançamento oficial do Núcleo PEIEX Paraíba, a ocorrer no próximo dia 3 de dezembro (http://fapesq.rpp.br/noticias/nucleo-peiex-paraiba-sera-lancado-neste-dia-3-12) e que também contará com exposição de produtos de empresas locais do setor de cachaça. Ainda, o Diretor Luiz Alberto Amorim aceitou o convite para composição do Comitê Consultivo do Programa, uma instância prevista na metodologia do PEIEX para apoio à sua execução com o maior nível de eficiência possível.

Reunião com a Companhia Docas da Paraíba

​Já na manhã do dia 11 de novembro de 2021, o Presidente da FAPESQ-PB, Roberto Germano e o Monitor PEIEX Paulo Félix estiveram em reunião com a equipe do Porto de Cabedelo (Companhia Docas da Paraíba), representada pela Diretora (CEO) Gilmara Temóteo e seus colaboradores Bonfilho Martins (Assessor de Planejamento), Felipe Costa (Equipe de Planejamento) e Nelly Christine (Diretora de Operações).

Na ocasião, foram tratados dois pontos: a) apresentação do PEIEX mais convite para o evento de lançamento e composição do Comitê Consultivo do Programa; b) apresentação de soluções em tecnologia e inovação que a FAPESQ-PB pode oferecer ao Porto de Cabedelo.

Ambos os convites foram prontamente aceitos pela Diretora Gilmara Temóteo e ficou acertado que o Setor de Planejamento da Companhia Docas da Paraíba realizará um levantamento de demandas de soluções em tecnologia e inovação para encaminhar à FAPESQ-PB.

Participação no III EIMPEX - Encontro Integrado de Monitoria, Pesquisa e Extensão, promovido pelo Unipê

Evento EIMPEX Unipê.png

Mais recentemente, no dia 19 de novembro, a Equipe do Núcleo Operacional, representada pela Coordenadora Márcia Paixão, o Monitor Paulo Félix e o Técnico Extensionista Francisco Formiga, participou do III EIMPEX - Encontro Integrado de Monitoria, Pesquisa e Extensão, promovido pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Na ocasião, a Equipe teve a oportunidade de apresentar o PEIEX PB para o público-alvo do evento, corroborando, oportunamente, a visão da instituição sobre a importância da boa interlocução e relação entre a academia e o mercado de trabalho, a exemplo da desenvolvida no âmbito do Ubtech Office, um programa do Unipê que desenvolve soluções para empresas e instituições públicas locais nas áreas de Administração, Contabilidade, Design, Engenharia da Computação Arquitetura e Engenharia Civil.

Dessa perspectiva, pela Metodologia PEIEX, o Núcleo Operacional João Pessoa poderá, após uma análise técnica em nível interno, encaminhar empresas atendidas pelo Programa para parceiros locais com potencial, como o Unipê/Ubtech Office, contribuindo, assim, tanto para o desenvolvimento de soluções seguras para o empresário quanto para o processo de qualificação dos discentes paraibanos para o mercado de trabalho.

Vídeo do dia da participação da Equipe PEIEX do Núcleo Operacional João Pessoa no III EIMPEX do Unipê: https://youtu.be/7u3UHjr-A8w (participação com fala nos tempos 1:02 e 1:54)

(Com informações PEIEX-PB)