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Presidente da Fapesq representa o NE/Brasil

PB sediará II Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos em 2020

publicado: 24/10/2019 09h00, última modificação: 23/10/2019 15h37
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Acaba de ser confirmado. A Paraíba vai sediar o II Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos em 2020. A informação é do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano Costa, coordenador do Grupo Nordeste/Brasil na Reunião Anual da Rede Internacional de Marcas de Qualidade de Carne (Marcarne), que acontece em Bragança-Portugal. Nesta quarta-feira (23) o grupo esteve reunido em atividade interna e nestes dias 24 e 25 de outubro, a Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Bragança, sedia o I Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos, organizado no âmbito da Red MARCARNE do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED).

O evento pretende ser o culminar de três anos de atividade que envolveu 18 associações de grupos de investigação e desenvolvimento pública e privada, 5 empresas, 6 associações empresariais e 2 organizações de desenvolvimento cooperativo de 10 países de Ibero-América (Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Paraguai, Portugal, México, Uruguai). O coordenador do evento, Alfredo Teixeira, disse esperar que este acontecimento seja o início de um trabalho que perpetue a Red com o interesse de divulgar e estudar as marcas de qualidade de carne e de produtos cárneos em todo o espaço ibero-americano. O Congresso tem por objetivo a definição de estratégias para o desenvolvimento de marcas de qualidade de carne e produtos cárneos no espaço ibero americano.

Livro - No âmbito do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), foi criada em 2016 a rede temática MARCARNE (Marcas de Qualidade de Carnes e Produtos Cárneos de Produtos Ibéricos Americanos) por 10 países (Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Paraguai, Portugal, México e Uruguai), agrupando 18 associações públicas e privadas de investigação e desenvolvimento (P & D), 5 empresas, 6 associações empresariais e 2 organizações de cooperação para o desenvolvimento, com o objetivo de intercambiar conhecimentos e fortalecer a cooperação, criar um marco cooperativo de trabalho para definir estratégias que permitam aos países ibero-americanos desenvolver marcas de qualidade de carne e produtos cárneos, que possam ser reconhecidos em todo o espaço ibero-americano.

A red ao longo de quatro anos desenvolveu várias atividades de intercâmbio de conhecimentos e potenciação da cooperação, que permitiram definir estratégias para que se desenvolvessem marcas de qualidade de carne e produtos cárneos, que possam ser reconhecidas em todo o espaço ibero americano. O livro "Marcas de calidad de carne en iberoamerica (Caribe, Sudamerica Y Peninsula Iberica)", procura reunir as contribuições de todos os colaboradores da Red, produzidos nas diversas sessões, cursos, seminários, simpósios e congressos organizados ao longo de quatro anos de atividade.

O livro será apresentado publicamente no I Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos, como o culminar de uma experiência que espera seja perpetuada.

Nesta missão por Portugal, Roberto Germano está realizando uma agenda de visitas a centros tecnológicos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, a exemplo de visita ao Centro Tecnológico da Carne(CTC), da Junta da Galicia-Espanha, com o objetivo de planejar um Curso, na Paraíba, sobre "Jamon" de suínos e "cecina" de perna de cordeiros, a ser ministrado por pesquisadores do CTC.