Notícias

Evento conta com apoio por meio de edital da Fapesq

Paraíba sedia Congresso Nacional com discussões sobre o uso da Química na sociedade tecnológica

publicado: 05/11/2019 15h39, última modificação: 05/11/2019 15h42
publico.1.jpeg

 

A Paraíba sedia de 5 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Tambaú Hotel, em João Pessoa, o 59º Congresso Brasileiro de Química, para discutir pontos importantes do uso da Química na sociedade tecnológica. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Química e conta com o apoio de várias instituições, entre elas o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), através do Edital de Eventos 002/2019; o CNPq, Capes, UFPB, UFCG, IFPB entre outras. Mais de mil pessoas participam do evento, que conta com renomados palestrantes do Brasil e da Europa. O presidente da Fapesq, Roberto Germano, participou da mesa de abertura.

Entre os temas abordados estão: Eletroquímica na Química Verde para o Desenvolvimento Sustentável, palestra do prof. dr. Christopher Michael Brett, Univ. de Coimbra – Portugal; Estudo dos mecanismos redox de antioxidantes, flavonóides e ácidos fenólicos em frutos regionais, tema apresentado pela profa. dra. Isaíde de Araujo Rodrigues – UFMA; Tecnologias Sociais, materiais e sustentabilidade, pelo Engo. Diego Carlos Batista Sousa – Instituto ECCUS; Nanotecnologia, por André Galembeck - UFPE; Química, energia e sustentabilidade, por Eduardo Falabella de Souza-Aguiar – CENPES; Química medicinal, por Ricardo Olímpio de Moura – UEPB; Como utilizar a estatística para otimizar experimentos, por Roy Edward Bruns – UNICAMP; Bioeletroquímica de péptidos, proteínas e DNA, Ana Maria Coelho Ferreira de Oliveira Brett – Universidade de Coimbra - Portugal.

banner.1.jpeg

E ainda tem muito mais conteúdo nesse Congresso. Energia e o ensino de química: Abordagem a partir da teoria dos perfis conceituais, será tema de palestra de José Euzébio Simões Neto – UFRPE; Aplicaciones de la bioquímica al estudio de las interacciones planta–patógeno: el caso clavel-Fusarium oxysporum f. sp. dianthi, tema apresentado por Harold Duban Ardila Barrantes – Universidade Nacional de Colômbia; Energia solar, por João Marcelo Dias Ferreira – UFPB.

Além das palestras haverá os cursos: A química na produção de cerveja; Miniaturização de sensores eletroquímicos: teoria, fabricação e aplicações; Cosmetologia: da aplicação tópica a inovação tecnológica sustentável; Indústria 4.0; Polímeros condutores; Catálise heterogênea: fundamentos e aplicações; Perícia criminal: a ciência e a elucidação de crimes; Autoria, intermedialidade e LEGO na sala de aula.

Produção de bioetanol a partir de biomassas é tema de mesa redonda. E haverá ainda apresentação dos livros: Química Orgânica, Autor: Prof. Me. Luis Both – IFMT; Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos, Autor: Profa. Dra. Maria Isabel Rodrigues - UNICAMP / PROTIMIZA. Haverá ainda encontros temáticos e maratonas.


Veja a programação completa.