Notícias

Waldemar Barroso (Finep) reconhece Campina Grande (PB) como um centro de tecnologia e inovação

Paraíba recebe a visita de comitiva da Financiadora de Inovação e Pesquisa do MCTIC

publicado: 21/03/2019 10h45, última modificação: 22/03/2019 10h47
Visita Finep 1 2019.03.21 9_Site.jpeg


Uma comitiva da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) está na Paraíba para visitas a diversas instituições científicas e universidades paraibanas. A ideia é analisar as condições dos laboratórios brasileiros para desenvolver editais e iniciativas cada vez mais refinados. As visitas começaram neste dia 21, por Campina Grande, e encerra nesta sexta-feira (22), em João Pessoa. Participam da comitiva o presidente da Finep Waldemar Barroso, o diretor de Desenvolvimento Científico Tecnológico, Wanderley de Souza, e o assessor de inovação Ricardo Rosa. A agenda da Finep na Paraíba foi preparada e acompanhada pelo secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Claudio Furtado, pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Roberto Germano Costa, e pela assessora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTIC, Francilene Procópio Garcia.

Em Campina Grande, a comitiva visitou o INSA, onde conheceu as instalações de pesquisa e as ações de tratamento de água para atender as necessidades da população do Semiárido. Barroso destacou a eficiência do laboratório multiusuário que funciona no INSA e afirmou que é uma solução a ser replicada em outros estados. Em seguida, o grupo conheceu o NUTES - Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde, onde pode ver de perto os resultados inovadores dos materiais obtidos com a impressora 3D, principalmente na área de ortodontia. O NUTES reúne várias especializações: engenharia elétrica, mecânica, medicina, computação, entre outras, com a finalidade de desenvolver produtos em benefício da sociedade. “Eu vi um processo de impressão em 3D de um crânio a partir do qual é possível fazer cirurgias de recuperação da face com ganho de tempo, de qualidade e propriedades específicas para cada caso. Saí satisfeito ao ver que a universidade trabalha com a indústria, com a sociedade e o centro de pesquisa está realmente promovendo, ao meu ver, a melhoria da qualidade de vida,” ressaltou Barroso.

Outro lugar visitado foi o CERTBIO - Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste, localizado no campus da UFCG, que atua no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, desenvolvimento de produtos e avaliação tecnológica, reconhecido como Centro de Referência na Ciência e Engenharia de Biomateriais no país.

A agenda da Finep em Campina Grande encerrou na UFCG, numa reunião com o reitor Vicemário Simões, após uma visita ao LABDES - Laboratório de Referência em Dessalinização e as instações do CTTD - Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização, que está sendo implantado em Campina Grande, com ações no Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e no LABDES. O objetivo do CTTD é testar tecnologias de dessalinização e avaliar o desempenho de unidades de dessalinização/purificação de águas salobras. A partir do CTTD a intenção é criar o CTA - Centro de Tecnologias de Água. No Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), Barroso informou que “nossa intenção é ver como são feitos os testes biológicos e químicos da água depois de dessalinizada, pois com esse projeto planejamos promover a meta de 100 dias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”. Acompanharam a comitiva da Finep na visita, Elias Medeiros, do Departamento de Projetos e Gestão do MCTIC, que está acompanhando o processo de implantação do CTTD na Paraíba.

O presidente da Finep, Waldemar Barroso, reconhece Campina Grande como um centro de tecnologia e inovação e se disse bastante impressionado com o potencial e o quanto os pesquisadores locais estão comprometidos com o desenvolvimento local. O secretário Executivo da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, destacou que a Finep é uma grande parceira em vários projetos junto ao governo do Estado, através dos programas Tecnova, Centelha e projetos estruturantes como a Rede Metropolitana de João Pessoa [conexão de Internet]. “O fato de o presidente da Finep estar na Paraíba representa a possibilidade de abrir novas parcerias institucionais”, declarou Furtado.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano, sinalizou que, de acordo com o planejamento da Finep, a Paraíba será o centro de validação da qualidade da água dessalinizada e articula parceria da Finep no desenvolvimento de propostas e projetos voltados para a recuperação de áreas degradadas do Semiárido e outros voltados à sustentabilidade. “É importante que a Finep conheça a base de pesquisa e inovações implantadas no Estado e para futuras parcerias com o governo do Estado da Paraíba e com nossos centros de pesquisa. Ao conhecer a estrutura científica e tecnológica que temos e conhecer ações que já estão sendo desenvolvidas irá refletir no planejamento de políticas públicas, sobretudo voltadas para o meio ambiente.”

A agenda da Finep na Paraíba encerra nesta sexta (22), com visitas pela manhã à UFPB e à tarde, reunião com o governador, João Azevêdo.

Ascom Fapesq