Notícias

Paraíba eleva a cachaça, bebida degustação em Noite de Harmonização

publicado: 24/09/2021 16h28, última modificação: 24/09/2021 19h18

A cachaça passou a ter destaque especial na mesa do brasileiro. Na noite desta quinta-feira (23), empresários, políticos, imprensa e consumidores da bebida em geral se reuniram no Restaurante Tábua de Carne, em João Pessoa, para um Jantar de Harmonização da Cachaça, para uma noite de degustação de cachaças do Engenho Nobre. O evento foi prestigiado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, Rubens Freire; o secretário de Desenvolvimento Humano, Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes; o diretor-presidente da CODATA, Ângelo Giuseppe Guido de Araújo Rodrigues; o presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa; os deputados Wilson Santiago e Buba Germano, entre outras autoridades.

O evento foi promovido pelo Engenho Nobre e Restaurante Tábua de Carne, e contou com o apoio da Fapesq - Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, incentivadora da cadeia produtiva da cachaça na Paraíba.

Foram servidas várias opções de cardápio de jantar completo, com direto a entrada, prato principal e sobremesa e uma caipirinha, cortesia da casa. Para cada prato servido foi sugerido um tipo de cachaça especial, que harmonizasse com a iguaria. O proprietário do Engenho Nobre, Murilo Coelho, recepcionou os convidados com uma apresentação sobre a bebida, ensinando a forma correta de degustar e as formas de harmonização da cachaça com os pratos que seriam servidos.

Sucesso da cachaça paraibana inspira pesquisas

O avanço das cachaças paraibanas no mercado tem motivado pesquisas que procuram identificar suas qualidades e otimizar suas características para que o produto se torne ainda melhor e mais competitivo. Por meio de editais da Fapesq, o Governo do Estado incentiva esses estudos nas universidades, que abordam o assunto por pontos de vista diferentes.

Em um dos editais, estão sendo investidos R$ 250 mil para a execução de três propostas do Arranjo Produtivo Local da Cachaça. O outro incentivo está relacionado ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na Paraíba que coloca o setor de bebidas alcoólicas entre os prioritários. As empresas serão qualificadas para exportar o produto. O presidente da FapesqPB, Roberto Germano, anuncia a publicação de mais dois editais em breve que fortalecerão direta ou indiretamente o setor.