Notícias

Ouse Criar apresenta projetos na Expotec

publicado: 30/09/2021 18h16, última modificação: 30/09/2021 18h17
DiegoNóbrega - Ouse criar (6).jpg

Foto: Diego Nóbrega

O Ouse Criar, programa de empreendedorismo e inovação da Rede Estadual de Ensino, está apresentando na Expotec 2021 a evolução dos projetos selecionados no fim de 2020. Hoje é o último dia do evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções. Em dezembro, 20 equipes de estudantes, de diversas cidades paraibanas, foram selecionadas com projetos que pensam problemas de suas comunidades e propõem soluções. Estes projetos agora estão na fase de desenvolvimento. “Eles estão no processo de prototipagem”, contou Wanessa, coordenadora do programa. “Então, a gente está trazendo aqui tecnologia social, tecnologia educacional, arranjo produtivo local e soluções governamentais. Nesse momento, a gente ainda não tem o produto pronto: estamos trazendo as ideias e os desenhos da prototipagens que serão futuramente concretizadas.

Elas destaca, entre eles, um trabalho de um aplicativo para venda de produtores de mel, um ônibus inteligente com sensores e comando de voz e outro aplicativo para mapear o turismo sustentável que reduz o impacto social dessa visitação. O programa está distribuindo cartilhas explicativas e prepara para hoje uma “roleta Ouse Criar";, com perguntas e respostas e brindes.

Estudantes de escolas públicas estão participando do estande pintando e desenhando e apresentando seus trabalhos. Nesta quarta, estavam presentes dois alunos representando o Clube do Desenho, da ECIT Padre Ibiapina, em Mandacaru. Os estudantes se organizaram para explorar seus talentos artísticos e o interesse por histórias em quadrinhos e animações japonesas. A escola os acolheu e eles elegeram um presidente e se reúnem em videoconferências, sob a coordenação do professor Jessé Geminiano Junior. O programa Ouse Criar tem recursos executados pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FapesqPB) e mantém parcerias com o Sebrae, com o Sistema S e com universidades.

Renato Félix
Assessoria da SEC&T