Notícias
Pod C+
O podcast de hoje é com o pesquisador, poeta e jornalista Rafael Melo

O entrevistado do podcast de hoje (30) é o pesquisador e profº do Curso de Comunicação Social, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rafael de Araújo Melo. No episódio de hoje, Rangel Junior, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq|), vai envolver o público com vários assuntos relacionados a carreira multifacetada de Rafael. Mentor das histórias nordestinas, cuja obra encontra-se entrelaçada com a literatura de cordel, o jornalismo cultural e o ensino universitário. Multidisciplinar e engajado, ele se destaca por combinar tradição oral, pesquisa e arte popular em suas criações—sempre com o olhar de quem deseja tornar visível o que muitas vezes permanece marginalizado.
Rafael Melo é formado em Comunicação Social – Jornalismo (UEPB) e em Letras – Língua Portuguesa (UFCG). Mestre em Jornalismo pela UFPB.
Iniciou sua trajetória em redações como editor, redator, repórter e produtor para a Rede Paraíba de Comunicação (2011–2019). Atua como professor universitário, assessor de comunicação e produtor cultural e audiovisual. Desde 2019, colabora com o portal Razões para Acreditar, adotando um jornalismo mais humanizado e inspirador.
Poeta, cordelista e compositor
Estuda e pratica a cultura nordestina desde a infância, declamando e escrevendo cordéis desde os 5–7 anos .
Publicou mais de 20 folhetos de cordel, incluindo títulos como O homem que queria perder a visão (2022), Ode a Manoel Monteiro (2016) e Biliu de Campina (2024) .
Produziu o cordel “Ó Campina, sesquicentenária”, lançado em evento cultural na UEPB em 2015 .
Criou o poema-reportagem "Dia da Poesia" (2012) e reportagens em formato poético sobre cultura popular, como Zé Limeira e Humberto Teixeira .
Compôs músicas como Saudade de Mamãe (2021, parceria com Capilé) e Parabéns, Campina Grande (2018, parceria com Amazan) .
Pesquisador e prêmio
Atuante em ensino, pesquisa, extensão e cultura na UEPB de 2021 a 2025 .
Coordenou o site Campina Cultural, que venceu o prêmio Expocom 2024 na categoria blog/website .
Produziu e dirigiu o documentário O poeta do povo (2020), que reforça seu compromisso com as raízes culturais .
Filosofia de vida e obra
Influenciado por cordelistas como Manoel Monteiro, Zé Laurentino e Amazan, cultiva a tradição de unir observação social e poesia popular. Acredita no jornalismo literário como forma de transmitir aquilo que a comunicação convencional não alcança. Nota-se sua reflexão ética sobre o papel do jornalismo na era da desinformação e pós‑verdade.
O Pod C+ é uma iniciativa que promove discussões sobre ciência, tecnologia e inovação, destacando pesquisadores e projetos relevantes do estado.
Este episódio é uma realização da Fapesq, com produção da TVUEPB, Ypuarana Cultural, Gandhi Produções e Ricarte Assessoria.
Às 19 horas, no canal youtube da Fapesq.