Notícias

Núcleo PEIEX PB inicia o ano com visitas técnicas a quatro empresas paraibanas

publicado: 15/02/2022 17h30, última modificação: 16/02/2022 17h40
Stratus Aeronave.png

Visita a Stratus Aeronaves

Na última quinta-feira (10/02), a equipe técnica do Núcleo PEIEX Paraíba foi até Campina Grande para visitar as empresas Fuji S/A e Stratus Aeronaves. O objetivo da visita técnica foi aproximar os empresários e seus colaboradores dos técnicos do Núcleo e, in loco, aprofundar a avaliação e discussão sobre como o PEIEX pode contribuir para o início ou aumento de suas exportações, além de conhecer as instalações da empresa e especificidades de seus processos produtivos e produtos.

O Núcleo PEIEX PB foi representado pelos Professores Márcia Paixão e Paulo Félix, Coordenadora e Monitor do Núcleo Operacional, respectivamente, e pelos Técnicos Extensionistas Kênia Santos e Anderson Feliciano.

A empresa Fuji S/A é especializada na fabricação de blocos e chapas de rochas ornamentais. A equipe foi recebida e acompanhada pelo Gerente Evandro Silva, do Departamento de Importação e Exportação, e conheceu aspectos do cenário atual do mercado nacional e internacional da empresa e de sua preparação para ganhar competitividade nos principais mercados que já atende, Itália e Estados Unidos, e ampliar seu alcance para novos mercados já em vista.

Na Stratus Aeronaves, a equipe foi recebida pelo proprietário Juan Pinheiro e seu sócio Sérgio Ribeiro. Teve a oportunidade de conhecer o protótipo da aeronave de pequeno porte em desenvolvimento, fabricada em fibra de carbono e vidro, uma inovação no setor aeronáutico brasileiro, bem como aplicações da ferramenta de Fluído Dinâmica Computacional (CFD, na sigla em inglês). A empresa também oferta equipamentos e serviço especializado de balizamento de aeródromos e helipontos e é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para manutenções de aeronaves executivas. Para a aeronave, ela tem por mercados-alvo países da Europa e os Estados Unidos, e para os equipamentos de balizamento, outros mercados que já declaram interesse.

Fuji.png

Empresa Fuji S/A. Imagem: Núcleo PEIEX Paraíba.

 

GranRaiz.jpg
Visita às empresas GranRaiz e Preciosa do Vale

Dando continuidade às ações para fortalecimento da cadeia produtiva de cachaça do estado da Paraíba, uma equipe formada pelo Prof. Roberto Germano, presidente da Fapesq-PB, Kênia Santos, Técnica do Núcleo Operacional do PEIEX Paraíba, e Fernanda Melo, consultora local especialista em cachaça, realizaram no último sábado (12/02) uma visita ao Engenho Granraiz no município de Mamanguape-PB.

O engenho produz as cachaças Granraiz Bicada, Granraiz Carvalho, Granraiz Umburana e Granraiz Celebrate. A equipe conheceu o potencial produtivo da empresa e as perspectivas de atuação no mercado internacional. Na oportunidade, o empresário expressou seu interesse em participar do Programa de Capacitação para Exportação (PEIEX) como suporte no processo de preparação da empresa para mais esse passo comercial.

Logo na primeira semana do ano (06/01), a equipe do Núcleo Operacional visitou o Engenho Preciosa do Vale, localizado na zona rural do município de Sapé – PB. A empresa produz as cachaças Preciosa do Vale Cristal, Preciosa do Vale Carvalho, Preciosa do Vale Umburana e Preciosa do Vale Special Blend.

Na ocasião, os empresários Fernando e Tâmara Rabelo apresentaram uma estrutura produtiva que nasceu na família em 1913 e que atualmente conta com instalações, equipamentos e laboratório modernos, se destacando na produção de cachaça de alambique.

O objetivo do encontro foi conhecer a estrutura e os produtos da empresa e apresentar o PEIEX como ferramenta de incentivo à preparação da empresa para exportação. Os empresários declararam interesse na iniciativa e anteciparam que já são associados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), um parceiro institucional importante da Apex-Brasil e da Fapesq-PB no objetivo de apoio à promoção da cachaça brasileira e paraibana no exterior.

Preciosa do Vale.jpg
Empresa Preciosa do Vale. Imagem: Núcleo PEIEX Paraíba.

Fonte: PeiexPB