Notícias

Mulheres vítimas de violência receberão bolsas pela Secties/Fapesq por meio de projeto do PaqTc e MPT

publicado: 16/05/2024 09h11, última modificação: 16/05/2024 09h25
As bolsas serão fruto de projeto entre o PaqTc, MPT com o Governo da Paraíba através da Secties e Fapesq
Inauguração.jpeg

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) participou na manhã desta quarta-feira (15), da inauguração do Oxente Lab, um laboratório de ciência, tecnologia, inovação e letramento digital aberto à comunidade e com capacitações gratuitas para mulheres vítimas de violência no estado da Paraíba. O laboratório vai funcionar na Fundação Parque Tecnológico, em Campina Grande-PB. Esta primeira turma prevê 30 bolsas para mulheres, em edital que será publicado pela FAPESQ. Representando a Fundação de Apoio à Pesquisa esteve a coordenadora de Programas e Projetos, Patrícia Costa.

A iniciativa surge a partir de uma parceria formada entre a Fundação PaqTcB e o Ministério Público do Trabalho, com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) e FAPESQ. A primeira capacitação ofertada será um curso de 60 horas sobre “Letramento Digital e Empreendedorismo Social”. O programa prevê o pagamento de bolsas reforçando o estímulo às capacitações.

Fapesq na inauguração.jpeg

O Oxente Lab foi instalado dentro da Fundação PaqTcPB, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. A sala é equipada com computadores, impressoras 3D e todos os itens necessários para o curso. A principal meta é, através da formação, oferecer novas possibilidades de vida e carreiras para mulheres vítimas de violência.

O programa de atividades do Oxente Lab foi apresentado pela diretora técnica da Fundação, Nadja Oliveira; pelo procurador do trabalho, Marcos Antônio; e pelo coordenador do Oxente Lab, Rafael Grempel.

Ao fim das capacitações, as alunas poderão ser encaminhadas para vagas de trabalho em instituições de ciência, tecnologia e inovação, ou abrirem um negócio próprio através do empreendedorismo inovador, além de despertarem para carreiras acadêmicas na área de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), por exemplo.

O Oxente Lab também, como laboratório de inovação aberto à comunidade, também possibilita futuras formações e capacitações para estudantes de escolas públicas de baixa renda e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Setor de Divulgação e Comunicação Fapesq
Com Ascom PaqTc

Fotos: PaqTc