Notícias
A Paraíba foi contemplada com sete telecentros comunitários
MCTIC escolhe telecentros para Programa de Formação de Agentes de Inclusão Digital
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial o resultado preliminar do edital para escolha dos telecentros participantes do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid). Foram selecionadas 790 unidades em todo o país, que serão responsáveis por indicar os jovens que participarão do curso fornecido pela iniciativa.
A Paraíba foram contemplados os seguintes municípios: Lucena,com o Laboratório Digital, localizado no Centro, Rua João Monteiro, s/n; Itaporanga, Telecentro Rodrigo Ramos de Oliveira, Conjunto Chagas Soares, Rua Ariosvaldo Alves de Almeida; Olho D'Água, Telecentro Comunitário, Centro, Praça Ernati de Souza Costa; Araçagi, Telecentro Comunitário Rafael de Souza, Zona Rural, Assentamento Maria Preta; Juazeirinho, Telecentro Comunitário Pablo Ramon, Bela Vista, Rua Pedro Barros S/N; Bom Jesus, Telecentro Joaquim Umbelino, Asa Branca, Rua 5 de Novembro; Mari, Telecentro Comunitário Ana Cristina de Macedo, Centro, Rua Dom Adauto, 493.
Os telecentros que participaram do edital têm até 20 de setembro para apresentar recursos. O próximo passo do Departamento de Inclusão Digital é abrir o período de inscrição de candidatos pelos telecentros. Em seguida, serão lançados os editais para escolha dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), responsáveis por organizar o conteúdo e ministrar o programa de formação à distância.
A expectativa é que os jovens iniciem a capacitação em 2018. Durante 10 meses, o jovem selecionado receberá uma bolsa e, paralelamente aos estudos, atuará como monitor no telecentro, ajudando os usuários da comunidade. Ao final do programa, ele deve desenvolver um projeto voltado à população com foco na melhoria dos serviços prestados pelo telecentro ou no estímulo ao uso dos serviços de governo eletrônico.
Inicialmente, o edital previa mil vagas, distribuídas pelas cinco regiões do país. Porém, em algumas áreas, a procura foi inferior ao número de vagas, o que causou o remanejamento de vagas para outras regiões. Foi dada prioridade aos telecentros localizados em áreas remotas ou em comunidades apresentando situação de vulnerabilidade social.
A coordenação de Formação tira dúvidas sobre o programa pelo e-mail cofor@mctic.gov.br. A lista de telecentros escolhidos AQUI.
Com informações do MCTIC