Notícias

Esta iniciativa está prevista na Lei de Informática e foi mantida na Lei de TICs, aprovada nesta segunda-feira (16) no Congresso Nacional

MCTIC, BNDES e Qualcomm lançam primeiro fundo de investimentos para IoT

publicado: 19/12/2019 15h51, última modificação: 19/12/2019 15h51
MCTIC_BNDES_e_Qualcomm_lancam_primeiro_fundo_de_investimentos_para_IoT.jpeg

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), participou nesta terça-feira (17) do evento de lançamento do primeiro fundo de investimentos voltados para Internet das Coisas (IoT), realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O lançamento é uma parceria com o BNDES e a empresa Qualcomm de telecomunicações, que estruturaram o fundo a partir de um trabalho de mais de um ano, a partir de portaria do MCTIC que permite que empresas utilizem parte dos recursos destinados a pesquisa e desenvolvimento (P&D) para aportes em fundos que investem em startups.

Esta iniciativa está prevista na Lei de Informática e foi mantida na Lei de TICs, aprovada nesta segunda-feira (16) no Congresso Nacional. O instrumento permite uma nova forma de interação público-privada e o aporte de recursos para ações de inovação, abrindo a possibilidade de novos fundos voltados para temas específicos de ciência e tecnologia. Isso reforça o arranjo institucional que o MCTIC vem empreendendo para trazer fontes de recursos para custeio da ciência brasileira.

“A iniciativa integra o esforço de apoio às startups e está focada em setor estratégico, IoT, além de ser um belo exemplo de parceria público-privada, com ganhos coletivos e avanço para o país”, afirmou o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim. O lançamento é parte de uma ação conjunta da Sempi e da Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle (Sepla) do MCTIC.

CGCS/MCTIC