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Mais de 11 mil estudantes da Rede Estadual participam do concurso de redação da Fapesq nesta terça-feira

publicado: 30/07/2019 17h03, última modificação: 30/07/2019 17h03
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A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) realizou nesta terça-feira (30) a etapa ‘Escola’ do concurso de redação com o tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’. O concurso está acontecendo em 201 escolas da Rede Estadual e tem como objetivo promover a discussão da temática voltada para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão participando do concurso 11. 663 alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O concurso de redação acontece em três etapas: ‘Escola’, ‘Regional’ e ‘Estadual’. Cada escola e Gerência Regional de Educação terá sua comissão julgadora para atuar nas etapas ‘Escola’ e ‘Regional’, para selecionar as redações a serem apresentados na etapa ‘Estadual’.

Após a realização da etapa primeira etapa, cada escola escolherá apenas um representante vencedor para etapa ‘Regional’ que vai acontecer no dia 30 agosto. A Gerência Regional de Educação escolherá apenas um representante vencedor da respectiva região para a etapa ‘Estadual’ no dia 30 de setembro e a Comissão Estadual, indicada pela SEECT, vai selecionar o 1º, 2º e 3º lugar.

Os estudantes que alcançarem os três primeiros lugares da etapa ‘Estadual’ serão premiados com troféus e certificados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 27 de outubro, em João Pessoa. O professor orientador do 1º lugar, além de troféu, ganhará uma visita técnica ao Vale do Rio São Francisco, onde vai conhecer o Centro Nacional do Semiárido (EMBRAPA), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), uma Vinícola e uma empresa de fruticultura.

Segundo o presidente da Fapesq, Roberto Germano, “a importância dessa ação é o envolvimento da SEECT demonstrando a sensibilidade para a temática deste ano, na popularização da ciência em todas as escolas de todos os municípios da Paraíba. A avaliação regional para no final premiarmos os três candidatos com as melhores redações é uma iniciativa para que eles tenham formações em centros de pesquisas, sobretudo voltado para o semiárido brasileiro no polo agroindustrial de Petrolina. O nosso grande interesse é que esse ano sirva de experiência para que a gente possa, nos próximos anos, transformar essa ação numa política do Estado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e a Fapesq, fortalecendo os nossos alunos na redação”, ressaltou.

(Portal SEECT)