Notícias

Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável é o tema do concurso

Mais de 11 mil alunos da Rede Estadual de Ensino participam do concurso de redação da Fapesq/SEECT nesta terça-feira

publicado: 29/07/2019 18h52, última modificação: 29/07/2019 19h03
DSCF3937.JPG


Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino participam nesta terça-feira (30), do Concurso de Redação que tem como tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. O mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O concurso está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). De acordo com levantamento da SEECT, o concurso tem 11.663 inscritos e a participação de 201 escolas.

O concurso ocorrerá em três etapas. A primeira etapa será realizada na escola onde o candidato estuda, com a aplicação da redação neste dia 30 de julho de 2019. A segunda etapa será com a seleção da melhor redação de cada Região de Ensino, divulgada no dia 30 de agosto de 2019. As melhores redações selecionadas na Etapa Regional competirão na Etapa Estadual, marcada para o dia 30 de setembro de 2019.

O concurso de Redação tem como objetivos: Estimular a percepção da importância da sustentabilidade da nossa diversidade e riquezas para o desenvolvimento da nação; Potencializar os estudos, as capacidades e criatividades para o desenvolvimento de ideias e projetos, contemplando o desenvolvimento sustentável, entre outros.

Segundo o idealizador do concurso, o presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa, o edital é muito importante para o exercício da redação, e contribui para a melhoria e desempenho dos alunos no Enem, bem como, populariza essa temática da ciência e da inovação. A intenção é lançar esse edital todos os anos.

O concurso já está sendo esperado com expectativa pelos professores de Português. Na primeira etapa cada escola escolherá apenas um representante vencedor. Na Etapa Regional, a Gerência Regional de Ensino escolherá apenas um representante vencedor da respectiva região. E, na Etapa Estadual, a Comissão indicada pela SEECT escolherá o 1º, 2º e 3º lugar. Cada aluno poderá ter um professor orientador. É bom destacar que os professores podem orientar vários alunos apenas na primeira etapa.

A premiação acontecerá durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em João Pessoa, no período de 21 a 27 de outubro de 2019. Os estudantes que alcançarem os três primeiros lugares e o professor orientador do 1º lugar, além de troféus ganharão uma viagem, “Visita Técnica”, ao Vale do Rio São Francisco, onde conhecerão a EMBRAPA – Centro Nacional do Semiárido, a UNIVASF, uma Vinícola e uma empresa de fruticultura. O resultado será publicado no portal da Fapesq (www.fapesq.rpp.br).

Mais informações sobre o concurso através do e-mail fapesq@fapesq.rpp.br.

 

Ascom Fapesq