Notícias

Lucas Ribeiro visita sede da Fapesq, em Campina Grande, e reforça o apoio do governo ao desenvolvimento da pesquisa no estado

publicado: 14/07/2023 17h44, última modificação: 20/07/2023 16h02
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
14.07.2023 - Visita do Vice Lucas Ribeiro a FAPESQ - Mateus de Medeiros-44.jpg
14.07.2023 - Visita do Vice Lucas Ribeiro a FAPESQ - Mateus de Medeiros-36 (1).jpg
14.07.2023 - Visita do Vice Lucas Ribeiro a FAPESQ - Mateus de Medeiros-38.jpg
14.07.2023 - Visita do Vice Lucas Ribeiro a FAPESQ - Mateus de Medeiros-28 (1).jpg
14.07.2023 - Visita do Vice Lucas Ribeiro a FAPESQ - Mateus de Medeiros-24.jpg

O governador em exercício Lucas Ribeiro participou na tarde desta sexta-feira (14) de visita ao prédio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em Bodocongó, Campina Grande, que está em fase final de reforma de manutenção e ampliação. A visita foi acompanhada pela secretária executiva de Inovação, Elis Regina Barreiro, os coordenadores Administrativo e Técnico da Fapesq, Manoel Morais e Patrícia Costa, funcionários e equipe de apoio. A Fapesq é órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior - SECTIES, que possui entre suas ações promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado da Paraíba, através do fomento à ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação mantendo estreita sintonia com o atendimento às necessidades sócioeconômicas que afetam seu desenvolvimento sustentável.

Lucas Ribeiro destacou a importância da Fundação de Apoio à Pesquisa para o Estado. "A Fapesq cada ano tem investido mais em nossos pesquisadores, tem sido esse braço importante em pesquisa, junto às universidades e em todo o nosso estado", ressaltou. Estamos aqui vendo a finalização dessa obra que em breve estaremos inaugurando para um novo momento na história da Fapesq que começa a partir de agora, enfatizou.

A Fapesq foi criada em 06 de julho de 1992 e reestruturada em 1997. A Fundação tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado da Paraíba, através do fomento à ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação mantendo estreita sintonia com o atendimento às necessidades socioeconômicas que afetam seu desenvolvimento sustentável. Entre suas ações estão: Fomentar programas e projetos institucionais de pesquisa e desenvolvimento; Assessorar o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia no acompanhamento, avaliação e elaboração do desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

Após 31 anos de atividades a Fapesq ganha uma reforma e reestruturação com ampliação e novas instalações, passando de 240m2 (área predial inicial) para 373,50m2, ganhando uma ampliação de aproximadamente 133m2, através de obra executada pela Suplan. Os trabalhos começaram em 13/10/2022 e envolvem renovação e manutenção elétrica, lógica e hidráulica, pintura interna e externa, acessibilidade do prédio, ampliação do estacionamento, construção de três salas e espaço de copa/convivência, nova bateria de banheiros, incluindo para portador de deficiência. A obra está orçada em R$ 1.076.522,88 e está prevista para ser concluída nos próximos dias.

A secretária executiva de Inovação, Elis Barreiro, lembrou que este é um momento muito importante para todos que fazem a Fapesq. "Essa reforma sempre foi muito sonhada. Ela vai favorecer ainda mais o ambiente de trabalho, para que a Fundação continue prestando um serviço de excelência para toda a comunidade científica do estado", afirmou.

"Agradecemos todo o empenho e apoio do governo do estado e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, na execução da nossa reforma, bem como a todos os pesquisadores pela compreensão e colaboração, o apoio dos funcionários da Fapesq, que terão com essas novas instalações um ambiente estruturado para receber os pesquisadores adequadamente e desempenhar suas atividades em melhores condições", disse Patrícia Costa.