Notícias
Livro interativo de jornalistas e pesquisadores mostra as várias faces do saneamento básico
Mostrar em um e-pub como o saneamento básico se apresenta no cotidiano é tarefa cumprida por um grupo de jornalistas e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, em parceria com professora da Universidade de São Paulo e Editora da Universidade Estadual da Paraíba.
Saneamento básico não diz respeito apenas a esgotos, mas também a qualidade de vida, o ar que se respira, as relações humanas na vida em sociedade. É isso que se pode ver (e ouvir) no livro “Saneamento Básico – direito à cidadania”, que será lançado na tarde da próxima terça-feira, dia 20, no Mestrado em Jornalismo da UFPB, durante a IV Jornada de Pesquisa.
Resultado de uma oficina sobre narrativas contemporâneas conduzida pela professora Cremilda Medina, da Universidade de São Paulo, a obra reúne nove ensaios-reportagem que mostram, em linguagem ao mesmo tempo leve e consistente, personagens anônimos que dão vida às cidades paraibanas. Do sertão ao litoral.
Histórias que mostram as dinâmicas dos lugares e como as pessoas interagem no cotidiano. São narrativas que revelam as possibilidades de descobrir nos recursos locais como é possível manter o equilíbrio físico e mental, descobrir nas riquezas do lugar modos de movimentar a economia e as promover as interações humanas.
As histórias que o livro traz apresentam uma realidade nem sempre percebida nos atropelos do dia-a-dia. Pessoas de cores e classes sociais distintas, lugares com características diversas cujas sagas são acompanhadas com o olhar sensível do jornalista pesquisador, atento a detalhes muitas vezes imperceptíveis.
“Saneamento Básico – direito à cidadania” apresenta um mundo novo, muitas vezes escondido, mas que vale a pena descobrir. Um mundo movido à ternura, ao afeto, como defende o psiquiatra colombiano Luís Carlos Restrepo, em quem a professora Medina se espelha, e que move toda a obra.
Em setembro, o livro estará disponível para download gratuito no site da Eduepb. Uma leitura que vale a pena ser feita e, em apenas um click, no tablet ou no celular, vai possibilitar ao leitor/usuário/internauta mergulhar nas histórias que estarão também disponíveis em plataformas como o youtube. Sim, porque sendo um e-pub, oferece recursos técnicos que nos levarão a ouvir os sons e ver as imagens dos vídeos disponíveis na obra.
Serviço
Narrativas a esgoto aberto – e-pub
Organização: Cremilda Medina
Coordenadora: Ana Lúcia Medeiros
Editora: Eduepb
Ano: 2019