Notícias

Lançado edital para pesquisadores do Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Paraíba sobre vírus zika

publicado: 10/08/2016 17h04, última modificação: 19/10/2018 09h49
A oportunidade é parte do programa Institutional Links do British Council, que utiliza recursos do Newton Fund.
DSC01665

Lançamento Zika

 

Em evento realizado nesta terça-feira (09), no Instituto Aggeu Magalhães (UFPE), em Recife, foi lançada a chamada do programa Newton Fund Institutional Links Vírus Zika, uma parceria entre as Fundações de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Pernambuco (Facepe), Paraíba (Fapesq-PB), Ceará (Funcap), Alagoas (Fapeal) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o British Council. A chamada selecionará propostas que promovam a troca de conhecimentos científicos e acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e britânicos, contribuindo para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento sobre o vírus Zika, buscando diminuir impactos sociais e na saúde.

Participaram do evento os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa, prof. Claudio Furtado, FAPESQ-PB; prof. Fabio Guedes -  FAPEAL; prof. Abraham Sicsu -  FACEPE; prof. Luiz Drude de Lacerda – FUNCAP; prof. Sinval Pinto Brandão -  Fiocruz Pernambuco; Claudio Anjos -  British Council e Graham Tiday -  Consul do Reino Unido em Recife. Na ocasião, os presidentes das FAPs assinaram o contrato de parceria para co-financiamento da chamada. Houve a apresentação institucional dos financiadores sobre a chamada, uma sessão informativa sobre o edital pelo British Council Brasil e uma mesa-redonda com representantes de Secretarias municipais e estaduais de saúde, mediada pelo prof. Rodrigo Brinderi – UFRJ e colaboração do  prof. Luiz Arrais -  UFPE, que discorreram sobre: Cenários estaduais de tratamento de vítimas da Síndrome Congênita do Vírus Zika; Modalidades de tratamento disponíveis; Evolução do número de vítimas no estado nos últimos meses; Possíveis intervenções e abordagens relevantes às realidades locais; e Capacidades instaladas necessárias em cada estado. Representando a Secretaria de Saúde da Paraíba esteve Renata Nóbrega, gerente executiva de Vigilância.

As inscrições para o programa Institutional Links vão até o dia 12 de setembro de 2016. O programa estabelece conexões e incentiva parcerias entre instituições brasileiras e britânicas e conta com recursos do Newton Fund, uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

Esta tem o objetivo de contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento para os diversos profissionais em saúde, pesquisadores de diversas disciplinas e para diferentes setores da comunidade, todos envolvidos ou impactados pelo zika, buscando diminuir os impactos na saúde e sociais deste vírus.

Cada proposta deve ter um proponente Brasileiro e outro do Reino Unido e ser submetida conjuntamente no site global do British Council. Ambas as instituições, brasileira e britânica, devem ter capacidade de administrar a concessão e as propostas cofinanciadas pelas FAPs parceiras listadas a cima, e que tenham participação de pesquisadores sêniores da Fiocruz fazendo parte da equipe do projeto, poderão utilizar recursos em espécie e plataformas disponibilizadas pela Fiocruz.

O tema Vírus zika deverá ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisa aplicada, tendo como foco central o desenvolvimento de capacidades e para responder ou prevenir os impactos sociais da síndrome congênita do zika no Brasil. Esta chamada irá financiar até 15 propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento máximo de £ 100,000 (cem mil libras esterlinas). Estes recursos serão desembolsados em dinheiro ou em espécies, dependendo do Estado e critérios de elegibilidade.

Para Diana Daste, Gerente do Newton Fund no British Council no Brasil, “esta parceria pretende dar resposta a uma emergência nacional e de prioridade estratégia no país. A chamada dispõe de mais de 1 milhão de Libras Esterlinas (mais de 5 milhões e seiscentos mil Reais) para gerar conhecimento, soluções e metodologias que atendam vulnerabilidades geradas pelo zika Vírus no Brasil. Além dos impactos na saúde, há implicações sociais, portanto o estímulo à pesquisa interdisciplinar e o desenvolvimento de conhecimento é essencial.”

Nesta chamada, podem se inscrever pesquisadores de instituições de pesquisa e instituições de ensino superior do Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Ceará. Para os estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia somente os proponentes (coordenadores principais do projeto), servidores da Fiocruz em atividade de pesquisa na instituição são elegíveis e poderão se candidatar.

A avaliação das propostas será realizada através de comitês científicos independentes, no Reino Unido e no Brasil. O resultado será divulgado no site do British Council no dia 30 de Novembro de 2016.

Como encontrar instituições parceiras no Reino Unido

A International Unit ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Institutional Links – Brazil July call".


Contato para imprensa
Ana Signorini
Ana.signorini@britishcouncil.org.br
21 2105 7540

Serviço

Inscrições entre 11 de julho e 12 de setembro de 2016

Inscrições, edital e pré-requisitos em www.britishcouncil.org.br

Resultado dia 30 de novembro de 2016 em www.britishcouncil.org.br

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Promovemos cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação e sociedade. O British Council é um dos operadores do Fundo Newton. O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação em países parceiros.

Sobre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. Tem como objetivos produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), que contribuam para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais. As atividades realizadas pela Fiocruz compreendem pesquisa biomédica e a formação em ciência e tecnologia em saúde; a pesquisa clínica e atenção de referência em doenças infecciosas e na área da saúde da mulher, criança e adolescente; a pesquisa epidemiológica e social; a pós-graduação em saúde pública e a formação de nível técnico em saúde; o desenvolvimento tecnológico em saúde; a produção de imunobiológicos, reagentes e medicamentos; a preservação do patrimônio histórico cultural da saúde; a produção e disseminação de informação em C&T e saúde; e o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde.

Sobre as Fundações de Amparo à Pesquisa


As Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) são instituições públicas de fomento à pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, formação e capacitação de recursos humanos em nível estadual ou no Distrito Federal. Nesta chamada, fazem parte as FAPs dos estados: Paraíba (FAPESQ), Distrito Federal (FAPDF), Pernambuco (FACEPE), Alagoas (FAPEAL) e Ceará (FUNCAP).

Os pesquisadores paraibanos interessados em submeter propostas acesse o formulário de inscrições.


Sobre o Fundo Newton
O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo de 735 milhões de libras esterlinas atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.

Asscom Fapesq – com informações British Council