O objetivo desta Chamada de Propostas é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
Os estudos apoiados no âmbito desta iniciativa deverão avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, ou seja, desenvolvida conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar e promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo. A participação de formuladores de políticas públicas e investidores públicos e privados será incentivada em todos os projetos.
Eixos Prioritários
Serão recebidas propostas que apresentem pesquisa científica que contribua para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região, em três eixos:
I) Territórios como infraestrutura e logística que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar;
II) Povo da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; e
III) Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.
Veja a relação de *FAPs que aderiram à Chamada de Propostas e as respectivas diretrizes de cada Fundação:
- FACEPE – Pernambuco (Diretrizes);
- FAPAC – Acre (Diretrizes);
- FAPDF – Distrito Federal (Diretrizes);
- FAPEAL – Alagoas (Diretrizes);
- FAPEAM – Amazonas (Diretrizes);
- FAPEAP – Amapá (Diretrizes);
- FAPEG – Goiás (Diretrizes);
- FAPEMA – Maranhão (Diretrizes);
- FAPEMAT – Mato Grosso (Diretrizes);
- FAPEPI – Piauí (Diretrizes);
- FAPERGS – Rio Grande do Sul (Diretrizes);
- FAPERJ – Rio de Janeiro (Diretrizes);
- FAPERO – Rondônia (Diretrizes);
- FAPES – Espírito Santo (Diretrizes);
- FAPESC – Santa Catarina (Diretrizes);
- FAPESP – São Paulo (Diretrizes);
- FAPESPA – Pará (Diretrizes);
- FAPESQ – Paraíba (Diretrizes);
- FAPT – Tocantins (Diretrizes);
- Fundação Araucária – Paraná (Diretrizes).
*Outras FAPs e demais instituições interessadas poderão participar desta chamada manifestando seu interesse, junto ao CONFAP, até a data limite de 15 de julho de 2022.
Elegibilidade e Submissão de Propostas
As propostas devem ter a participação de pesquisadores responsáveis de pelo menos três Estados das FAPs que aderiram à chamada, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente vinculado a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou ainda de empresas, com sede nos Estados da região Amazônica (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso).
Os candidatos brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação das respectivas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram ou venham a aderir à chamada. Os projetos apoiados deverão ter duração de, no máximo, três anos.
Cronograma
– Publicação da Chamada de Propostas: 24 de junho de 2022;
– Data limite para submissão das propostas: 10 de agosto de 2022;
– Divulgação do resultado: 11 de novembro de 2022.
A divulgação do resultado será feita pelo CONFAP (via site) e por todas as FAPs envolvidas via contato direto com os pesquisadores.
Informações
– Dúvidas gerais sobre a Chamada de Propostas nº 003/2022 e a Iniciativa Amazônia +10 podem ser esclarecidas pelo e-mail: chamadaamazonia10@gmail.com.
– Dúvidas específicas sobre os procedimentos e regras de elegibilidade de cada FAP podem ser esclarecidas com os contatos disponíveis no link.
- Acesse a íntegra da Chamada de Propostas nº 003/2022 – Iniciativa Amazônia+10.
- Acesse os dados Fapesq para participar da chamada pela Paraíba.
Assessoria de Comunicação do CONFAP